Durante cinco meses, duas profissionais da rede farão curso de aperfeiçoamento da Língua Inglesa, nos Estados Unidos
Abraços, beijos, lágrimas, cartazes com frases em inglês, emoção, orgulho e muita interação entre alunos, familiares e professoras. Assim foi o embarque, na segunda-feira (14/08), no Aeroporto Tom Jobim, das duas representantes do Estado do Rio de Janeiro que vão compor o time de seis brasileiros no Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), nos Estados Unidos este ano.
Andrea Portugal, do Ciep 307 Djanira, em Niterói, e Gabriela Kalifi, do Colégio Estadual Professor Kopke, em Três Rios, permanecerão, por cinco meses, em solo americano, para realizar um estágio supervisionado, interagindo e praticando novos conhecimentos, com colegas de profissão e estudantes em várias universidades da “Terra do Tio Sam”.
Nos cartazes, os alunos e a equipe da secretaria de educação fizeram questão de demonstrar o carinho pelas professoras, ao criaram frases motivacionais como “Aproveite esse sonho.” “Estamos esperando por você!” e “Siga seu sonho e seja incrível”.
— Tenho muito orgulho da Andrea, porque de todo o Brasil, ela foi uma das que foi escolhida. E ainda bem que posso falar: é minha professora. Me deu aula desde o 9º ano. É muito bom vê-la realizando um sonho que ela tinha desde os oito anos — Arthur Serejo, 1ª série do Ensino Médio, no Ciep 307 Djanira.
Andrea Portugal não conteve a emoção e as lágrimas ao receber a surpresa dos alunos.
— Este sonho foi a construção de um trabalho em equipe entre alunos e professora. Realizamos um projeto que foi desenvolvido no contraturno. O objetivo era motivá-los a aprender inglês e usar a língua no agora. Esta iniciativa serviu para intensificarmos ainda mais nosso relacionamento. Eles participaram do meu sonho. Vou voltar de lá revigorada e cheia de novas técnicas — disse a professora.
Já para Gabriela Kalifi, de Três Rios, o intercâmbio servirá para impactar a vida dos seus alunos.
— É uma grande honra ser uma das selecionadas para viver esta experiência. Sem dúvidas, é uma oportunidade ímpar para me tornar uma profissional ainda mais capacitada. Vou voltar motivada para compartilhar em sala de aula tudo aquilo que aprendi durante o curso — afirma a emocionada Gabriela.
Programa Fulbright de Aperfeiçoamento
O programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA – Bureau of Educational and Cultural Affairs e pela Comissão Internacional de Pesquisa e Intercâmbio. É administrado no Brasil pela Comissão Fulbright Brasil. Tem duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.
Durante o período, a Seeduc-RJ vai oferecer às professoras uma licença para estudos, a fim de que as profissionais possam manter seus compromissos familiares no Brasil. Assim, enquanto realizam a formação, receberão seus vencimentos.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destaca ter duas professoras da rede selecionadas entre os seis integrantes do Brasil.
— Estamos muito orgulhosos destas profissionais, pelo belo desempenho. O curso irá estimulá-las dentro das salas de aula. E quem ganha são os nossos alunos. Essas professoras nos mostram que vale muito a pena investir na educação do nosso estado — afirma a secretária.