WhatsApp Image 2023-08-07 at 12.34.25

Foto/Divulgação

De agosto a dezembro, elas farão curso de aperfeiçoamento de ensino da Língua Inglesa
Passaporte nas mãos, malas quase prontas e muita expectativa para trocar novas técnicas e estratégias com professores de várias partes do mundo sobre o ensino da Língua Inglesa.  O Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Educação serão representados por Andrea Portugal, do Ciep 307 Djanira, em Niterói, e Gabriela Kalifi, do Colégio Estadual Professor Kopke, em Três Rios, no Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI), nos Estados Unidos.
A iniciativa possibilitará formação para docentes efetivos de Língua Inglesa, das redes estadual e municipal, em um intercâmbio que pode durar até cinco meses em solo americano.
Foto/Divulgação
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destaca a importância de professores participarem de curso de aperfeiçoamento em outros países:
 Essas professoras nos mostram que vale muito a pena investir na educação do nosso estado. Estamos muito orgulhosos destas profissionais. Com certeza, isso irá estimulá-las dentro das salas de aula. E quem ganha são os nossos alunos — destaca a secretária. 
Foto/Divulgação
Ambas as professoras têm experiências e sonhos parecidos. E olham a oportunidade como uma forma de motivar o aprendizado dos alunos.  
— Essa especialização é uma forma de ir em busca de novas informações, táticas e práticas que enriqueçam minhas aulas, de modo a manter meus alunos sempre interessados e envolvidos na aprendizagem do idioma — afirma Gabriela Kalifi, de Três Rios.  
Para a estudante do Colégio Estadual Professor Kopke, Manuela Ribeiro, de 13 anos, o intercâmbio permitirá à professora ampliar seus conhecimentos. E os alunos também serão beneficiados no retorno da professora ao Brasil.
—Tenho certeza que essa experiência em Nova Iorque será muito legal. Quando ela voltar,  vai estar inspirada e animada para nos repassar todas as novidades — acredita a jovem, que faz questão de desejar boa viagem à professora em inglês. – I wish you a good trip, teacher.
Prestes a viajar, a professora Andrea Portugal admite que está ansiosa, e acrescenta que, depois do curso, quer compartilhar tudo o que aprender com a comunidade escolar.
— A ideia é voltar dos EUA com conhecimento e estabelecer uma conexão, a fim de melhorar ainda mais o ensino. Tenho certeza de que vai ser uma experiência de vida única. Pretendo tornar o intercâmbio relevante não só para mim, mas também para meus alunos e colegas de trabalho. Quero trazer muitas ideias, motivação, inspiração e histórias significativas — assinala a professora de Niterói.  
Bernardo Azevedo, de 16 anos, aluno do Ciep 307 Djanira,  escreveu uma mensagem em inglês para a professora Andrea em um cartão em formato de coração, dentro de uma flor.
   —  Desejo uma jornada iluminada pelas flores da Pensilvânia. Até mais. Nós te amamos — diz o estudante da 1ª série do Ensino Médio.
E o intercâmbio já tem data para começar: no próximo dia (14/08), as duas embarcam no Aeroporto Tom Jobim rumo ao curso de aperfeiçoamento.
Durante o período, a Seeduc-RJ vai oferecer às professoras uma licença para estudos. E,  para que possam manter seus compromissos familiares no Brasil, enquanto realizam a formação, receberão seus vencimentos.
Programa Fulbright de Aperfeiçoamento
O programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA – Bureau of Educational and Cultural Affairs e pela Comissão Internacional de Pesquisa e Intercâmbio. É administrado no Brasil pela Comissão Fulbright Brasil. Tem duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação.
E mais: um estágio supervisionado em escola de Ensino Médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *