Processo consultivo para diretores_1

Foto/Divulgação: Sandra Barros

Votação nas unidades escolares acontece nestas segunda (29/07) e quarta-feira (31/07), com o resultado final previsto para a primeira semana de agosto
 
Após sete anos, as mais de 1.200 escolas da rede estadual começam a escolher hoje os diretores e diretores-adjuntos para o período de 2024-2026. O processo entrou na fase da realização da consulta e apuração dos resultados. Nesta segunda-feira (29/07), esta etapa acontece nas unidades escolares com maior número de alunos matriculados, e na próxima quarta-feira-feira (31/07), será a vez das escolas com menos estudantes.
– É o exercício da democracia que vai transparecer o desejo da comunidade escolar em relação à gestão da sua unidade. Este é o momento de ouvirmos a sociedade e, principalmente, trocarmos experiências. Esse processo demonstra o compromisso que o governo tem com os docentes e mostra como um diálogo respeitoso, aliado a uma gestão séria, pode dar resultados muito positivos para o ensino – disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Estão aptos a participar desta votação os membros do magistério, servidores públicos com funções administrativas, professores em contrato temporário, animadores culturais e funcionários de apoio lotados e em efetivo exercício na unidade escolar, além de alunos matriculados, com mais de 12 anos de idade e os responsáveis por alunos menores de 12 anos.
– O processo consultivo para diretores nas unidades escolares é importante para garantir o processo democrático, e a democracia se faz necessária no espaço escolar, pois envolve os direitos e deveres de todos os sujeitos da comunidade escolar. O processo consultivo promove um diálogo contínuo com todos os membros da comunidade e proporciona uma gestão participativa. O envolvimento de todos é imprescindível, para que os objetivos da escola sejam alcançados com êxito – comentou Amanda Passalini, diretora pedagógica da Regional Norte Fluminense, que abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Importante ressaltar que as normativas, que regem a consulta este ano, são oriundas de amplo debate com representantes de entidades da sociedade civil e órgãos de controle.
– A eleição está ocorrendo conforme o planejado, respeitando o direito de sigilo e de escolha dos alunos e funcionários. Tudo de acordo com o planejado e as orientações passadas. Muitos alunos animados por ser a primeira eleição de que participam – afirmou Flavia Peixoto Guimarães, professora de Química e presidente do conselho escolar do Ciep 488 Ezequiel Freire, de Itatiaia, na Região Sul Fluminense.
Este processo atende a uma antiga reivindicação dos profissionais de ensino, visando consolidar o princípio de gestão democrática nas unidades escolares da rede estadual de ensino. O resultado final está previsto para a primeira semana de agosto.
– Esse momento é muito importante, pois depende de todos nós garantirmos um futuro melhor para a comunidade escolar – concluiu Sarah Marina Eilert Machado Ribeiro de Abreu, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Sérvulo Mello, em Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas.
Fonte: Seeduc-RJ
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *