
Foto/Divulgação
No mês que marca as comemorações do 15º aniversário do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, a Zona Sul recebe seu primeiro equipamento voltado para a população LGBTI+. Sediado no Flamengo, na rua Dois de Dezembro, nº9, o Centro Comunitário LGBTI+ Casa Nem – Indianarae Siqueira será inaugurado nesta sexta-feira, 16 de maio, às 10h30. O atendimento será realizado de quarta à domingo, das 20h às 05h, por uma equipe interdisciplinar formada por profissionais das áreas do serviço social, da psicologia e do direito.
Idealizadora da Casa Nem, Indianarae Siqueira acredita que a parceria com o Governo do Estado torna a instituição um instrumento oficial de acolhimento. “Esse é um passo importante para todes nós. Trata-se de uma conquista para a comunidade, para a cidade e para a sociedade civil que luta por direitos humanos”, pontua a ativista, que reconhece o valor simbólico da ocupação de pessoas LGBTI+ na região nobre da cidade do Rio.
O Centro Comunitário LGBTI+ – Casa Nem é o terceiro equipamento neste modelo do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, sendo o 23º equipamento de atendimento à população LGBTI+. “Os Centros Comunitários LGBTI+ são fundamentais para membros da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Esta parceria fortalece o movimento social e promove apoio a quem mais precisa”, salienta Ernane Alexandre, coordenador do Rio Sem LGBTIfobia e superintendente de Políticas para Pessoas LGBTI+ da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “O nosso compromisso é levar dignidade e cidadania para quem mais precisa”
O Programa Rio Sem LGBTIfobia foi criado em 2010 e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Inauguração do Centro Comunitário LGBTI Casa Nem – Indianarae Siqueira
Data: 16 de maio de 2025
Horário: 10h30
Local: Rua Dois de Dezembro, nº9, Flamengo, Rio de Janeiro
Fonte: Rafael Gomes