Sustentabilidade Foto-Divulgação-Freepick

Sustentabilidade Foto/Divulgação: Freepick

Iniciativa quer tornar crianças e jovens protagonistas de uma transformação ambiental nas regiões onde vivem. Inscrições estarão abertas a partir de 07 de outubro

 

Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2024 – Com a proposta de incentivar a preservação de recursos hídricos e o protagonismo de crianças e jovens na construção de um futuro mais sustentável, a organização planetapontocom e a Águas do Rio lançaram nesta quinta-feira, 3, o prêmio “Reconhecimento Melhores Práticas: Esse Rio é Meu”. O objetivo é enaltecer iniciativas transformadoras implementadas por alunos e professores da rede municipal do Rio que participam do programa “Esse Rio é Meu”.

 


 

O lançamento ocorreu na sede da Águas do Rio, na Praça Mauá, Zona Portuária, com a presença do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e de professores que lecionam em colégios da Ilha do Governador, na Zona Norte, e no entorno do Rio Carioca, na Zona Sul.
 

“Não tem causa mais nobre do que aquela que defende o nosso Rio de Janeiro. O projeto Esse Rio é Meu é um dos projetos que temos mais alegria em apoiar, dado o potencial de escalabilidade. Começamos com um rio, fomos para cinco, no segundo ano do projeto alcançamos 75 corpos hídricos e agora o projeto trabalha mais de 260 rios em todo o município”, destacou o secretário.

Desenvolvido em turmas do Ensino Fundamental, o programa Esse Rio é Meu é apoiado pela concessionária e promove uma abordagem que integra educação e ação comunitária em prol do meio ambiente. A metodologia inovadora e interdisciplinar aplicada no projeto incentivou o protagonismo infanto-juvenil nas 1.558 escolas municipais do Rio de Janeiro. As atividades incluem visitas a bacias hidrográficas, “aulas vivas” e pesquisas que incentivam a comunidade escolar a refletir sobre seu papel na recuperação dos rios, transformando-os em agentes de mudança em suas comunidades.
 

“A premiação é uma forma de reconhecer os impactos gerados pelos projetos desenvolvidos nas escolas públicas municipais que têm contribuído para a recuperação dos nossos rios e córregos. Também é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da conservação. Crianças e jovens carregam a semente da transformação, e a comunidade também é responsável pelo seu desenvolvimento. Por isso, o projeto busca, com o apoio das escolas, engajar o entorno e garantir que as vozes das crianças sejam ouvidas”, destaca Silvana Gontijo, presidente do planetapontocom.
 

O lançamento do prêmio ocorre em um momento-chave, quando o Brasil enfrenta um período de estiagem prolongado e precisa debater a segurança hídrica de seus estados em meio às mudanças climáticas. A Águas do Rio faz sua parte, mobilizando a sociedade para a preservação dos recursos naturais, especialmente os rios, que desempenham um papel fundamental na garantia de água de qualidade para a população.
 

“Acreditamos que incentivar a juventude a desenvolver e implementar práticas sustentáveis é essencial para construirmos um futuro melhor. Ao apoiar iniciativas como o prêmio ‘Esse Rio é Meu’, reafirmamos nosso compromisso com a preservação dos recursos hídricos, que são fundamentais para a vida e para a manutenção da biodiversidade”, destacou Sinval Andrade, diretor institucional da empresa.
 

Resultados são visíveis
 

Foi nesse contexto que, durante o lançamento do prêmio, profissionais da Águas do Rio falaram sobre algumas iniciativas em saneamento básico voltadas à preservação do meio ambiente, destacando ações para recuperar a Baía de Guanabara, ecossistema que deixou de receber 92 milhões de litros de água contaminada com esgoto diariamente após ações da companhia. Na ocasião, diretores da companhia explicaram sobre as ações realizadas na Ilha do Governador e no Rio Carioca. Os seguidos relatórios de balneabilidade em praias do Rio, que durante décadas sofreram com a poluição, também foram destacados por esses profissionais.
 

Durante o evento, o público também teve a oportunidade de conferir uma exposição com alguns trabalhos de alunos que participam do “Esse Rio É Meu”, incluindo maquetes, cartazes e outras produções que refletem o engajamento dos jovens com a temática ambiental.
 

Sobre o Prêmio

As inscrições estarão abertas para as escolas do projeto entre os dias 7 de outubro e 6 de novembro de 2024 e poderão ser feitas pelos professores no site do projeto (https://riodejaneiro.esserioemeu.org/), por meio do login na área exclusiva dos profissionais de educação.
 

Entre os critérios de avaliação estão a inovação, o impacto ambiental, a capacidade de engajar a comunidade e a interdisciplinaridade das ações realizadas. Uma comissão formada por membros do planetapontocom, da Secretaria Municipal de Educação e de representantes de outras instituições avaliará os projetos inscritos.
 

Serão selecionadas 100 iniciativas para avaliação. As melhores práticas de cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) receberão projetores multimídia, e os profissionais responsáveis pelas ações, um notebook.
 

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de dezembro de 2024, na sede da Águas do Rio, e será um momento de celebração e compartilhamento de experiências, reunindo professores, estudantes, representantes governamentais e parceiros. O evento busca, além de premiar, inspirar outros educadores e alunos a se engajarem na luta pela sustentabilidade e pela conservação dos rios do município.

Fonte: Ingrid Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *