A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) está realizando plantios no Forte Barão do Rio Branco, em Jurujuba, uma das atrações turísticas da cidade. As primeiras cinquenta e cinco mudas plantadas foram de pau brasil e será dada ao processo de enriquecimento da arborização do local com mudas de ipês Amarelo (árvore símbolo do Brasil) e diversas outras espécies nobres da Mata Atlântica.
A previsão é que sejam feitos mais 60 plantios no local, tanto de ipês amarelos e diversas outras espécies nobres de mata Atlântica como sapucaias, aldragos, jacarandás e jequitibá-rosa. Eles deverão ocorrer nas próximas semanas. As mudas já estão separadas. Outra ação, será a realização de um censo florístico nas matas que compõem a unidade e se conhecer mais da riqueza arbórea do local.
Outro destaque do local é a figueira centenária enraizada desde o topo da muralha do Forte de São Luís, que chama atenção por sua imponência e beleza. Devido ao seu porte e projeções de raízes, acredita-se que a figueira “nasceu”, possivelmente, após o término da construção da muralha, há cerca de dois séculos,provavelmente dispersada pelas aves da região.
Num trabalho de avaliação do seu estado fitossanitário e buscando indícios de datação de sua idade, a equipe de arborização da Seconser utilizou a tomografia de impulso, que é uma técnica que vem sendo utilizada para avaliação do estado geral da árvore e o tipo de intervenção mais adequada para o seu monitoramento e cuidado.