_MG_1140

“É uma felicidade ter minha casa própria, representa muito, é um sonho realizado. Eu lutei e conquistei”, disse a emocionada Rafaela da Silva Barbosa, 33 anos, primeira pessoa a ser sorteada para residir no empreendimento Cidade Verde, no Anaia, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os beneficiários compareceram ao Teatro Carequinha, em Neves, nesta segunda-feira (9), onde foi realizado o sorteio para definir em qual apartamento cada uma das 560 famílias contempladas irá residir. Primeiramente, foram sorteadas as unidades no primeiro andar, que são destinadas a pessoas com algum membro da família com deficiência. Completando o primeiro e segundo andar, foram sorteados os idosos ou pessoas com parentes na terceira idade. Em sequência, as demais famílias foram sendo chamadas para finalizar a ocupação de todas unidades. Rafaela da Silva, que foi a primeira sorteada, possui a perna direita amputada, por isso estava no grau de prioridade. “Sofri um acidente e minha perna foi cortada com vidro quando tinha 7 anos. Infelizmente, devido a complicações, tiveram que amputá-la quando eu tinha 12. É um esforço ter que subir escadas, por isso, o apartamento no primeiro andar vai me ajudar muito. Eu e minha mãe teremos nossa própria casa, e essa vitória serve para mostrar que nunca devemos desistir de lutar pelos nossos sonhos”, ressaltou Rafaela, que antes morava de favor na casa de uma amiga, no Morro do Castro.

Após o sorteio, cada beneficiário se dirigia até a mesa de agendamento para vistoria do apartamento. A assinatura do contrato e entrega das chaves só é feita após concluído este processo. As pessoas com filhos pequenos também receberam atendimento para matrícula na Unidade Municipal de Educação Infantil Deputado José Carlos Coutinho, que está sendo construída na rua do Cidade Verde. “Para nós, enquanto Governo, é uma alegria beneficiar a população com um empreendimento como esse. São 560 famílias de baixa renda que terão a oportunidade de ter a casa própria. Esse é um passo importante para a inclusão social e valorização dessas pessoas, dando mais dignidade e oportunidade a elas”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci, que compareceu ao evento.

PROGRAMA: Os apartamentos fazem parde dos condomínios Cidade Verde I (280) e Cidade Verde IV (280). Todas as unidades são divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Além disso, atendendo às exigências de qualidade do Minha Casa, Minha Vida, os empreendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica. Os beneficiários passaram por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Secretaria Municipal de Habitação, atendendo todos os requisitos do Ministério das Cidades, para que, posteriormente, a Caixa Econômica Federal fizesse a análise e aprovação da documentação. O objetivo foi garantir que todos os inscritos estivessem, de fato, dentro da faixa um do Programa, que abrange aqueles com renda familiar mensal de até R$1800.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *