Secretários participam de evento na instituição
Sob a batuta de “O que é, O que é”, de Gonzaguinha, os jovens que são assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-SG) abriram, na manhã deste sábado (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sede da unidade, no Patronato. Os secretários de Assistência Social, Edinaldo Basílio, e de Educação, Maurício Nascimento, representaram a prefeitura no evento.
Com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”, o evento, que segue até o dia 27, conta com um programação especial dedicada à conscientização acerca do tema. A Apae é uma instituição referência no atendimento às pessoas com necessidades especiais e, no próximo mês, completa 51 anos de contribuição à causa em São Gonçalo. Atualmente possui 484 pessoas em atendimento que são mantidas com ajuda de um convênio com a Prefeitura de São Gonçalo.
O secretário de Educação, Maurício Nascimento destacou o importante trabalho realizado pela Apae. “O prefeito Capitão Nelson pediu para que deixássemos nossa mensagem de gratidão pela instituição e também garantiu que toda a Prefeitura está de portas abertas para novas parcerias para que possamos contribuir ainda mais com esse trabalho”, reforçou.
Fotos/Divulgação: Renan Otto
“Estou muito feliz de participar dessa semana tão importante. E sobre o tema, transformamos conhecimento em ação quando colocamos em prática, assim como damos forma a um bolo ao retirar a receita do papel. Claro que precisamos do recurso, mas o amor é fundamental para fazer essa transformação”, disse Edinaldo Basílio.
“Estou muito satisfeita em conseguir realizar esse evento e ver os alunos aqui, com saúde, voltando aos poucos ao ambiente deles. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos realizar e agora é multiplicar, pois precisamos de apoio da sociedade”, disse a presidente da instituição, Magdally Lisboa Pinto Couto.
Fotos/Divulgação: Renan Otto
No ano passado, a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi interrompida devido ao coronavírus. Agora, a mobilização retoma os trabalhos com um olhar atento para a pandemia e terá eventos online. Após um sábado de reflexão, muita música e dança na sede da instituição, a segunda-feira (23) será de entrevista online com a presidente da Apae-SG, às 14h.
Já na terça-feira (24), será realizada uma live, às 19h, pelo Instagram da Apae, para discussão e reflexão sobre o tema da semana.
No dia 26, as apresentações culturais ganham as ruas da cidade, aproximando a arte da população gonçalense. O encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece no dia 27, com atividades esportivas na quadra da Apae-SG.