Foto Berg Silva (1)

Foto/Divulgação: Berg Silva

EducaSaúde vai promover a vacinação, acuidade visual e antropometria dentro das unidades de ensino 

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, irá lançar um programa de promoção à saúde e prevenção nas escolas municipais, o “EducaSaúde”. As ações, que serão divididas em quatro etapas, acontecerão em todas as unidades escolares da Rede, com início no dia 9 de agosto, na UMEI Governador Eduardo Campos, em Maria Paula. A iniciativa prevê a atualização da caderneta de vacinação, ações de combate à obesidade e desnutrição infantil, além do cuidado oftalmológico e acompanhamento sistematizado das crianças com deficiência. 

A primeira etapa do EducaSaúde será a vacinação das crianças. Os agentes da Saúde irão até as escolas para realizar todo o processo, desde o cadastramento até a aplicação da vacina, seguindo todos os protocolos de segurança e higiene. Serão vacinados todos os estudantes com autorização dos responsáveis. O objetivo da primeira etapa é atualizar o esquema vacinal, melhorando a cobertura das vacinas no município, com o foco na primeira infância das escolas municipais e creches conveniadas. 

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, a integração entre a Educação e a Saúde é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, e impacta diretamente na qualidade de vida das crianças, jovens e adultos. 

“A saúde é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano, por isso, deve ser tratada como prioridade. Garantir que todos os nossos estudantes tenham acesso à saúde é uma das dimensões que garantem um desenvolvimento da aprendizagem e contribuem para criar um ambiente escolar saudável. Precisamos sempre alinhar o bem-estar físico, social e emocional”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, também comentou sobre a importância da ação. 

“É essencial que os nossos alunos possam estar com a saúde em dia para que nada tire o foco deles na hora do aprendizado. Dessa forma é muito importante poder contar com essa integração entre a Educação e a Saúde para que esses dois direitos fundamentais possam sempre andar lado a lado pelo desenvolvimento dos estudantes de todas as idades”, ressaltou Anamaria.

Na segunda etapa do programa, que acontece concomitantemente com a primeira, será a vez da antropometria, com ações coordenadas dentro da linha de cuidado e prevenção à obesidade e a desnutrição infantil. Para isso, serão coletados e observados dados como: medidas, peso e altura. Todas essas informações serão cadastradas em uma ficha e as crianças que necessitarem de atendimento serão encaminhadas para um acompanhamento mais detalhado em uma unidade de saúde. 

Para a terceira etapa, o foco será a acuidade visual, com exames de vista capazes de avaliar as dificuldades de visão de alguns alunos e a necessidade do uso de óculos de grau. Após triagem, o estudante será encaminhado para consulta oftalmológica. Caso haja necessidade, os óculos serão fornecidos. 

Finalizando o programa, a quarta etapa inclui o encaminhamento de criança com deficiência para atendimento no Sistema de Saúde, a fim de avaliar as principais necessidades e urgências desses estudantes, para assim contribuir de forma eficaz com o seu desenvolvimento e formação. Serão incluídos nessa fase serviços de saúde mental e reabilitação. 

EJA – Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação também serão contemplados com as etapas de vacinação e acuidade visual. As ações serão escalonadas, tendo início na Educação Infantil, e atendendo, inicialmente, as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), os Núcleos Avançados de Educação Infantil (NAEIs), as creches comunitárias conveniadas e o Ensino Fundamental. Na sequência, o programa percorrerá as unidades que ofertam a modalidade da EJA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *