Entre os já existentes está o Treinamento Lilás, uma capacitação oferecida a todos os agentes da Guarda para oferecerem um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. O treinamento se tornou tão importante que o tema ‘Mecanismos de Proteção à Mulher em Situação de Violência’ virou disciplina e parte da grade curricular do curso da Guarda Municipal de Niterói. Os agentes aprendem sobre tópicos como: o papel social da mulher, direitos e políticas públicas e estatísticas de violência contra a mulher, além de outros assuntos como mecanismos de proteção e desigualdade de gênero.
Para a coordenadora da Codim, o encontro foi um importante avanço na construção de políticas e parcerias para o enfrentamento às violências contra as mulheres: “É uma alegria ver a retomada de um programa fundamental na prevenção das violências como o Pronasci. Em Niterói atuamos de forma muito parceira com a Guarda Municipal para ampliar nossa rede de proteção às mulheres e queremos ampliar ainda mais nossas ações, não só com a Guarda, mas também em parceria com o governo federal”, destacou Fernanda Sixel.
A coordenadora da Codim estava acompanhada da subsecretária executiva de Niterói, Marcilene Souto, e das guardas municipais Vanessa Herval e Luciana Alves.
“Estamos muito felizes de representar a Guarda Municipal de Niterói, nessa reunião em Brasília. Para nós, é muito importante termos nosso trabalho reconhecido. Saímos daqui com a certeza de que, com a parceria com a Codim e o apoio do governo federal, podemos realizar muito mais. Estar em Brasília, em reunião com a Tamires, responsável pelo Pronasci, foi além das nossas expectativas, foi a materialização dos esforços de cada agente que compõe a nossa Guarda Municipal de Niteró”, destaca Luciana Alves.