
Evento, realizado no Dia da África, contará com música, gastronomia e atividades culturais com foco na ancestralidade, cultura afro-brasileira e luta por justiça, respeito e igualdade
Neste domingo (25), a partir das 9h, a Prefeitura de Niterói promove a quarta edição do Projeto Abolição, no bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade. Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e pela Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, o evento oferecerá uma programação diversa, com rodas de conversa, oficinas, feira de economia criativa, apresentações musicais, espetáculo infantil, área kids, DJs e shows.
“Celebrar o Dia da África com o Projeto Abolição é reconhecer a força da nossa ancestralidade e o papel fundamental da cultura afro-brasileira na formação de Niterói. Eventos como esse fortalecem vínculos, resgatam memórias e apontam caminhos para uma sociedade mais consciente, diversa e respeitosa”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
A secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Almeida, destaca a importância do evento para reafirmar a história de luta do povo negro e o compromisso com ações que promovam uma sociedade mais justa e igualitária.
“Ao celebrarmos o Projeto Abolição no Dia da África, reafirmamos que a história do povo negro é resistência, memória viva e criação potente. É tempo de honrar nossas raízes com orgulho e seguir lutando por justiça. Reforçamos o compromisso com políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais, promovam inclusão e garantam direitos às comunidades tradicionais. A luta pela justiça social, iniciada por nossos ancestrais, inspira ações no presente para construirmos um futuro onde a diversidade seja plenamente respeitada”, afirma a secretária.
O Projeto Abolição tem como objetivo promover a reflexão sobre a história da escravidão e a memória da luta por liberdade, além de valorizar a cultura e a identidade afro-brasileira.
Segundo o subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, é fundamental realizar um trabalho contínuo e coletivo para fortalecer e construir ações eficazes no combate ao racismo.
“Queremos que esse evento seja um momento de celebração e conscientização. A história da abolição é marcada por lutas, resistência e também por desafios que ainda enfrentamos. Por isso, reforçamos a importância de políticas públicas que promovam inclusão, combatam o racismo e valorizem a cultura afro-brasileira. Nosso objetivo é construir uma sociedade mais justa, onde todos tenham as mesmas oportunidades. A luta contra a discriminação racial é uma responsabilidade coletiva, e cada um de nós tem um papel fundamental nessa jornada”, ressalta Oto Bahia.
Programação – Na parte da manhã, haverá acolhimento com café comunitário. A partir das 12h, começa a tradicional feijoada e os shows no palco principal, com as atrações Confraria do Samba, Leomi, Jongo da Serrinha, DJ de Charme, Rap Os Crias, Andrea Beat, Simas e Marvvila.
No segundo palco, a partir das 15h, ocorrem rodas de conversa sobre os “50 anos de libertação dos países lusófonos – Memória, Luta e Legado”, com a participação de Fernanda Sixel (primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais e de Cuidados); Thaiana Ivia (secretária municipal da Mulher); Sheila Bahia (coordenadora do Parque Esportivo e Social do Caramujo); Alessandra Nzinga (cientista social); e Let da Hora (empreendedora social e liderança feminina). Outro tema é “Favela é Futuro: Potência Negra, Cultura e Transformação Social”, com Claudia Almeida (secretária de Direitos Humanos); Oto Bahia (subsecretário de Promoção da Igualdade Racial); e Benazira Djoco (membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável do Governo Federal).
A realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, Neltur, ISCCA, Parque Esportivo e Social do Caramujo e Viva Rio.
Serviço
Quarta edição do Projeto Abolição
Domingo, 25 de maio – a partir das 9h
Praça do Caramujo – Niterói
Entrada gratuita
Programação
PALCO PRINCIPAL
09h – Acolhimento com café da manhã
10h – Abertura institucional com o subsecretário de Promoção da Igualdade Racial
12h – Feijoada / Show: Confraria do Samba
14h – Show: Leomi
15h – Apresentação cultural: Jongo da Serrinha
16h – DJ de Charme
17h – Show: Rap Os Crias
18h – Show: Andrea Beat
19h – Show: Simas
21h – Intervalo técnico
22h – Show de encerramento: Marvvila
PALCO 2 / PRAÇA
09h – Café da manhã comunitário
12h – Início da feijoada
15h – Rodas de conversa
16h – Espetáculo infantil: Violúdico
17h – Brincadeiras para as crianças
18h – Encerramento das atividades na praça e transição para o palco principal