
Foto/Divulgação: Cláudio Fernandes
Posto de saúde atende 973 famílias na Zona Norte
A Prefeitura de Niterói reabriu, neste sábado (26), o Módulo do Programa Médico de Família Faustino Pérez do Morro do Céu, no Caramujo. O prefeito Rodrigo Neves participou da solenidade ao lado da secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, entre outras autoridades. A unidade é gerida pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) e atende 973 famílias.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que recursos destinados para a saúde são investimentos e não gastos.
“Essa equipe da saúde merece uma salva de palmas. Uma das metas dos 100 dias de governo, além de ampliar a Moeda Arariboia e abrir o Médico de Família do Morro do Céu, era contratar mais 200 médicos. Vamos terminar maio com mais 267 médicos que a gente contratou nesses 100 dias. A saúde só vai melhorar porque a gente vai investir. Investimento em saúde é pra melhorar a vida, sobretudo de quem não tem plano de saúde. Estou muito feliz de estar aqui no Morro do Céu. A gente sente o sofrimento das pessoas. É isso que faz a diferença no nosso governo. A gente governa com inteligência e sabedoria, mas governa com amor ao povo. Queremos uma Niterói de todos. Mas tem que olhar de maneira especial para aqueles que mais precisam”, afirmou Rodrigo Neves.

A unidade é composta por duas equipes do Programa Médico de Família, com médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Um dos grandes destaques da nova unidade é a inclusão de um consultório odontológico e de uma equipe especializada em saúde bucal para atender a região.
O espaço contará com o apoio de uma equipe diversa composta por profissionais como pediatra, ginecologista, assistente social, psicólogo, sanitarista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. O foco é promover o cuidado integral na promoção da saúde.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, ressaltou a importância do trabalho do Programa Médico de Família.
“A gente está trazendo de volta algo que a comunidade tinha perdido. Estamos próximos da comunidade para entender mais os problemas de cada um, facilitar o acesso que é fundamental para que realmente esses pacientes tenham a melhor saúde possível. Esse é o foco. Essa é a nossa intenção”, disse a secretária de Saúde.
Em atendimento aos parâmetros de acessibilidade, o prédio recebeu rampa de acesso e piso tátil. A unidade também foi climatizada e informatizada, além de receber um novo sistema de proteção contra incêndio e pânico. O paisagismo foi repensado para ser integrado ao ambiente.
A diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos, reforçou a qualidade da unidade reaberta.
“Estamos muito orgulhosos porque está sendo entregue uma casa digna dos moradores do Morro do Céu. O povo do Morro do Céu estava pouco atendido porque tinha que se locomover até lá embaixo. Vejo aqui hoje o que é ter democracia. Nossa obrigação é que tudo aconteça com a melhor qualidade possível. Isso aqui é da população”, disse Maria Célia Vasconcellos.
A professora Alessandra Gomes tem 34 anos e uma filha de 10 meses. Moradora do Caramujo, ela afirmou que o posto do Médico de Família é fundamental. “É muito bom ter essa unidade de saúde pertinho. Fica mais fácil até para locomoção. O atendimento que a gente tem aqui é muito bacana, cuidador e humano. Isso faz toda a diferença. Na minha gestação, fui muito bem atendida”, disse Alessandra Gomes.
Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita Isabel Swan; a primeira-dama Fernanda Sixel Neves; o secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto; a secretária de Direitos Humanos, Cláudia Almeida; o secretário regional do Fonseca, Cubango e Caramujo, Andrigo de Carvalho; o subsecretário de Igualdade Racial, Oto Bahia; além de outros membros do governo, vereadores e associações de moradores.