A Prefeitura de Niterói já alcançou cerca de 53% das metas traçadas para este ano. O resultado foi apresentado nesta sexta-feira (29), no 9° Encontro de Gestores, que teve a presença de todos os secretários e dos presidentes das empresas municipais do município. Entre os destaques estão a modernização da gestão, com iniciativas de digitalização dos serviços da Prefeitura, com o objetivo de desburocratizar e agilizar o atendimento à população.
O Plano de Metas Anual é uma das ferramentas utilizadas pela administração para modernizar a gestão da cidade e planejar o crescimento sustentável de Niterói. Cada secretário apresenta um balanço das ações de sua pasta e explicou quais etapas já foram cumpridas, quais estão em andamento e qual o status de cada uma delas. O planejamento é alinhado com os demais instrumentos de planejamento do governo, como o Plano Plurianual e o Plano Estratégico Niterói Que Queremos e o resultado da consulta pública Participa Niterói 2022-2025.
“Nos reunimos com todo o secretariado, dirigentes de órgãos e autarquias, imersos em muito planejamento e monitoramento das metas neste 9° Encontro de Gestores. Tivemos um grande progresso geral, avançamos até agora cerca de 53% das metas. Através do Plano Niterói 450, nossa cidade vem recebendo um dos maiores investimentos da história, perpassando todas as áreas da administração municipal”, destacou Axel Grael.
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão anunciou a ampliação do projeto “Prefeitura sem Papel”. Uma das metas em destaque é a implantação do processo eletrônico para tramitar os processos administrativos da Prefeitura de Niterói. Atualmente, já são mais de mil servidores ativos e capacitados para o uso do sistema e-CIGA, com mais de 3 mil processos tramitados ou em tramitação. Em setembro, será realizada mais uma expansão de tipos processuais eletrônicos, com foco nos processos de aquisição. Com a expansão do processo eletrônico, serão reduzidas 12 toneladas de folhas impressas ao ano, gerando uma economia de R$ 360 mil.
“Ao fim do primeiro semestre de 2022, a Prefeitura alcançou mais de 50% das metas pactuadas pelos órgãos. Este é um resultado expressivo, que demonstra o compromisso do Executivo com a população, em aprimorar as políticas públicas e serviços para o cidadão. Atuamos por meio de uma gestão orientada para resultados e neste sentido o encontro de gestores é o espaço para integração do secretariado e das equipes e que permite o monitoramento das metas pactuadas ao início do ano. Mais uma vez, Niterói será pioneira ao implementar a Estratégia de Governo Digital, investindo na implementação do processo eletrônico e na transformação digital dos serviços”, disse Ellen Benedetti, secretária de Planejamento.
Dentre os resultados apresentados, destaca-se a área de resultado Niterói Inclusiva, com 68% de execução das metas. As entregas, que tem o objetivo de promover oportunidades para a população com menos condição de acessá-las, incluem a finalização das obras de adequação de nove equipamentos socioassistenciais (Centro POP, CRAS Centro, entre outros), a inauguração da casa de Direitos Humanos e a implementação do programa Aprova Jovem presencial, com a disponibilização de 100 vagas, além da inauguração de quatro agências do Banco Arariboia.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES) destacou a importância de inclusão da plataforma digital para regulação de população adulta aos abrigos e a implantação do programa Qualificar, com 200 vagas em cursos profissionalizantes no Senai para pessoas em situação de rua.
Até o fim do ano, outras importantes entregas ainda serão realizadas, como o início das obras de reforma de mais cinco módulos do Programa Médico de Família, além dos outros cinco que já estão em andamento; a finalização da implantação de mais cinco novas quadras poliesportivas em unidades educacionais municipais, completando seis unidades até o fim do ano (a quadra da E.M. Dom José Pereira Alves já foi finalizada); expansão do efetivo da Guarda Municipal; melhorias habitacionais; e a finalização das obras de drenagem e pavimentação nas vias do Engenho do Mato, onde sete ruas já foram pavimentadas até o momento.