A área de preservação anexada ao Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) foi batizada em homenagem a engenheira química Dora Hees de Negreiros, que teve uma longa trajetória em gestão ambiental, foi a criadora da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema) e do Instituto Baía de Guanabara (IBG), dedicando a vida a causas ecológicas. O prefeito Axel Grael lembrou
O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, lembrou o histórico de ocupação privada do local e o ganho que o novo parque representa para as áreas de conservação em Niterói.
“Essa área pertence à iniciativa privada por muitos anos, o que limitava ações da gestão pública e o acesso das pessoas. Agora, será um lugar de contemplação, um ponto de lazer para nossa população, para que as pessoas usufruam, preservem e vivam esse espaço aqui, que é uma jóia na nossa cidade. A gente está caminhando, solidificando o nosso caminho aqui e estruturando para que todos sejam recebidos da melhor forma. Posso garantir que muito em breve a população irá desfrutar de um belíssimo espaço, sustentável, com energia limpa, que vai promover a educação ambiental e a integração das famílias para que vivam aqui e momentos felizes”, disse Rafael Robertson.
O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, considera as unidades de conservação, como o Parque Natural Municipal Morro do Morcego Dora Hees de Negreiros, como fundamentais para conter construções irregulares e garantir a preservação.
A secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos Secretária, Dayse Monassa, lembrou a importância histórica do local onde fica o Parque Natural Municipal Morro do Morcego Dora Hees de Negreiros.