CFF_3054-1

Foto/Divulgação

 A Prefeitura de Niterói realizou, na noite desta sexta-feira (28), uma blitz para fiscalizar motos barulhentas, na Rua Santa Rosa, no bairro do mesmo nome, na zona sul de Niterói. O objetivo foi combater os chamados rolezinhos e motos sem escapamento que perturbam os moradores. A fiscalização buscou identificar a prática de alterar as características dos veículos sem permissão, especialmente em relação aos escapamentos que aumentam o nível de ruído.

A operação durou cerca de duas horas e foi uma ação integrada com comando da NitTrans e participação da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), 12º Batalhão da Polícia Militar e do Programa Segurança Presente. A operação fiscalizou 111 motocicletas. Vinte e nove motos foram autuadas por diversas infrações e sete foram rebocadas. 

A operação de fiscalização de motos começou no dia 18 de março. De lá para cá, já houve ações no Badu, Fonseca, Ingá, Centro e Icaraí. Segundo o presidente da NitTrans, Nelson Godá, a operação está sendo intensificada.

“Em pouco mais de um mês, já tivemos sete atividades em áreas diferentes da cidade. A operação é contínua e tem como objetivo coibir as irregularidades provocadas por condutores que desrespeitam as regras de trânsito, principalmente as adulterações nos escapamentos que causam transtornos à população”, destacou o presidente da NitTrans.

A fiscalização tem como foco principal combater os altos ruídos emitidos por canos de descarga adulterados. Porém, durante as ações, também são verificadas outras irregularidades como problemas na documentação, a falta do capacete e calçados inadequados. A população pode auxiliar as ações indicando, pelas redes sociais da NitTrans, locais para possíveis abordagens aos motociclistas.

A operação tem caráter educativo e reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito. A blitz contra motos barulhentas é respaldada pela Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a combater a emissão excessiva de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos. Motocicletas com escapamentos alterados ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são passíveis de multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *