![49414547556_6e3f1c6b26_o](https://jornalmetropolitanorio.com.br/wp-content/uploads/2020/01/49414547556_6e3f1c6b26_o-1.jpg)
No último fim de semana a Prefeitura de Itaboraí realizou, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o Casamento Comunitário. O Esporte Clube Comercial foi o local escolhido para a realização deste evento tão especial. A primeira edição do Casamento Comunitário, neste governo, foi pensada com sensibilidade e humanidade para levar alegria aos cônjuges neste momento para lá de importante. Equipes das duas secretarias se empenharam durante meses para tornar real o sonho dos noivos.
Os 53 casais começaram a se preparar, ainda, nas primeiras horas da manhã de sábado. Vários salões de beleza, barbearias e profissionais independentes apoiaram a causa, fechando parceria para tornar o dia dos noivos mais extraordinário.
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza não escondeu a emoção ao ver este projeto saindo do papel de forma tão cuidadosa. “O que mais me emocionou aqui foi ver o carinho, o amor e o respeito brilhando nos olhos de todos. Isso fortalece a gente. Que Deus abençoe e dê sabedoria aos noivos, o casamento nada mais é que sabedoria. Parabéns a todos e que Deus abençoe”, expressou o chefe do Executivo.
As mulheres ganharam o dia da noiva com direito a cabeleireiras e maquiadoras, sem precisarem pagar por nada, além dos vestidos que cada uma pôde escolher a seu gosto. Esse primeiro momento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, outras noivas optaram por ir a salões parceiros. A noiva Bruna Andrade, de 30 anos, falou sobre sua ansiedade para o grande momento de sua vida. “Meu coração está a mil. É muita ansiedade. Este dia está superando minhas expectativas, pensei que seria simples, mas estou vivendo um dia de luxo”, disse a moradora de São Joaquim.
A Manoela Costa era só agradecimentos. “Estou me sentindo uma princesa. Que Deus abençoe o prefeito, Dr. Sadinoel e que ele continue assim, ajudando muitas mulheres a realizarem seus sonhos. O ser humano precisa ajudar um ao outro. Obrigada”, falou emocionada a noiva de 37 anos.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronaldo Anquieta revelou o pedido do prefeito de Itaboraí a respeito desta cerimônia e afirmou que desde o início esse evento foi pensado para marcar a vida dos participantes. “O mais importante de tudo foi olhar nos olhos dos noivos e das noivas e perceber a importância da realização desse casamento, da forma que está sendo realizada. Uma forma extremamente humana, carinhosa e diferenciada. Essa foi, justamente, a orientação que recebemos do nosso prefeito, tratar o nosso povo com muito carinho, muito amor e dar a eles tudo aquilo que merecem” disse o secretário.
As profissionais da beleza, se dedicaram, incansavelmente ao dia mais importante da vida das 53 futuras esposas. “Estou achando esse dia maravilhoso. Sou suspeita para falar porque amo esse clima. A essência da noiva é a coisa mais linda do mundo”, declarou a cabeleireira, Tarcilia Costa.
Durante todo o dia, o salão improvisado, ficou tomado por um clima de felicidade, companheirismo e gratidão.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Estevam Assis falou sobre a importância do evento. “Isso é uma parceria entre duas secretarias, e ficamos muito felizes em realizar o sonho dessas pessoas. Estamos vivendo momentos de muito desamor, de guerras, intolerâncias e isso aqui é exatamente o contrário de tudo isso, é a formação da família, que é sinônimo de amor. Família é o bem maior”, disse o gestor da pasta, acrescentando que em breve uma nova edição do Casamento Comunitário será realizada no município, com mais estrutura.
Por volta das 17h, todas as noivas estavam prontas e foram levadas ao local da cerimônia, onde seus convidados já aguardavam. Cada casal pôde levar quatro convidados, além de padrinhos, damas e pajens. Os noivos e acompanhantes foram organizados em fila para dar início a celebração.
O João Marcos, estava ansioso para ver sua futura esposa no vestido de noiva, após toda a produção. “Estou feliz, graças a Deus, e bastante ansioso. Estamos juntos há mais de três anos e há um ano começamos a planejar nossa vida, juntos. Estou ansioso para ver a Kenya pronta”, contou João Marcos, de 21 anos.
O momento mais esperado da noite enfim chegou, ao som da Marcha Nupcial, as noivas adentraram o salão, onde familiares, amigos e seus futuros noivos as aguardavam. Mulheres de diferentes idades, realizaram juntas o sonho de uma bela cerimônia matrimonial. A celebração ficou a cargo da pastora Elaine Garcia Ferreira, da Igreja Leão de Judá, que profetizou bênçãos sobre a vida dos recém casados. Após, ela falou sobre o sentimento de realizar um cerimonial tão especial. “Estou me sentindo muito honrada. Como pastora, tenho em meu coração um lema “unir sempre, separar nunca”, e quando a gente une, sentimos um frio na barriga e aquela emoção. Sentimos que Deus está agindo”, expressou a pastora.
Após a benção apostólica, o prefeito de Itaboraí direcionou palavras de incentivo e felicitações aos noivos, antes de fazer a entrega das certidões de casamento. Com o cerimonial encerrado, os recém casados puderam tirar fotografias nos quatro ambientes decorados em estilo rústico, para perpetuarem a lembrança do dia em que começaram suas próprias famílias. Enquanto isso, os garçons serviam bolos e refrigerantes para todos os presentes que puderam se divertir, cantar e dançar ao som de músicas populares tocadas ao vivo. Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio; o Ouvidor Geral do Município, Leonidas Souza; o Consultor Geral do Município, Sílvio Pinho e a vereadora Joana Lage.