Com o intuito de contribuir para o acesso e a permanência dos alunos nas escolas de áreas rurais do município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oferece o transporte escolar gratuito para quase 3 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino e que estudam em escolas da zona rural. Ao todo, 42 ônibus atuam neste serviço, realizado pelo Setor de Transporte Escolar, da Subsecretaria de Material, Patrimônio e Transporte da SEMED.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, falou da importância desse serviço prestado aos alunos da rede municipal de ensino.
“Quando assumimos a gestão, encontramos os ônibus do transporte escolar sucateados e destruídos, sem condições de serem utilizados pelos nossos alunos. Mas o prefeito Marcelo Delaroli, na busca constante por melhorias, conseguiu a aquisição de novos veículos, inclusive com acessibilidade, junto ao Plano de Ações Articuladas (PAR), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. E tenho certeza que muito mais está por vir”, enfatizou o secretário.
O transporte escolar atende 42 escolas municipais, tanto para alunos da área rural quanto para estudantes com necessidades especiais, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos horários da manhã, tarde e noite, incluindo o período integral. Dentre as localidades atendidas, estão: Sambaetiba, São José, Agro Brasil, Sapê, Picos, Penedo, Alto do Jacu, Morada do Sol, Muriqui, Cabuçu, Perobas, Pacheco e Curuzu. Além do Centro, Manilha, Itambi, Areal, Ampliação, Gebara, Visconde, Porto das Caixas, Vila Gabriela, Joaquim de Oliveira, Bela Vista, Marambaia e Apolo.
Os ônibus escolares atuam ainda em atividades extraclasse para todos os alunos da rede municipal de ensino, como passeios, eventos educativos e outros. Ao todo, 72 motoristas atuam no transporte escolar, divididos por turnos, além de 36 monitores, que são responsáveis pela organização e convivência dos alunos que são transportados, auxiliando ainda no embarque e desembarque. Os veículos variam de 11 a 60 lugares sentados.
Para a mãe da aluna Érica, de 12 anos, da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, no distrito de Cabuçu, a dona de casa Delma Vargas, de 59 anos, o transporte escolar é essencial para os estudantes da região.
“Moro em Cabuçu desde que nasci e sempre tivemos dificuldade com ônibus de linha normal das empresas privadas. Então, esse transporte escolar oferecido pela prefeitura é algo muito necessário para os estudantes desta região. É ótimo, excelente e ajuda muito. Sem contar na questão da segurança, pois pegam e buscam nossos filhos na porta da escola e direto para casa”, comentou Delma.