Energia e animação. Esses são os ingredientes que não faltam nas aulas de hidroginástica do projeto Conviver com Idoso, gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e Chefia de Gabinete. As aulas acontecem através de uma parceria com a Academia Rodrigues, em Ampliação, duas vezes por semana e com duração de 50 minutos, em piscina com aquecimento solar e coberta. Ao todo, aproximadamente 175 inscritos, com mais de 50 anos de idade participam das aulas, que acontecem as terças e quintas-feiras, divididos em sete turmas, sendo 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h e 16h. Para o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, oferecer saúde e lazer para a população idosa da cidade é uma obrigação do município. “Sempre deixo claro que as crianças e os idosos são os nossos maiores bens, por isso que quando conheci o projeto deixei claro que íamos nos esforçar ao máximo para ajudar e manter. A hidroginástica é saúde, isso é o mínimo que podemos oferecer a eles”, completou o chefe do Executivo.
Segundo a coordenadora do projeto Conviver com Idoso, Tânia Almeida, as aulas de hidroginástica foram paralisadas em 2016, ainda na antiga gestão e foram retomadas em 2018. “O prefeito Dr. Sadinoel veio conhecer o projeto e prontamente abraçou a causa. E logo voltou com a parceria com a Academia Rodrigues, que nos cede o espaço gratuitamente”, comentou Tânia. A aluna Maria Alves, 75 anos e moradora de Rio Várzea está no projeto Conviver com Idoso há 4 anos, com aulas de atividades físicas e pouco mais de 1 ano nas aulas de hidroginástica. “Eu tenho enfisema pulmonar e o próprio médico me indicou a hidroginástica para auxiliar no meu tratamento. Já vejo melhorias na minha saúde e aqui é um lugar que trabalho corpo e mente”, falou Maria. De acordo com a professora de Educação Física e de hidroginástica, Cristiane de Lima Pimentel, nas aulas os idosos realizam alongamento, atividades aeróbicas, exercícios com halteres e espaguetes flutuadores (macarrão), entre outros. “A hidroginástica é uma das atividades físicas mais indicadas para a terceira idade, por conta do baixo impacto. Além de trazer muitos benefícios, como condicionamento cardiovascular, fortalecimento da musculatura, flexibilidade e coordenação motora, equilíbrio e outros. E muito mais do que isso, aqui trabalhamos a integração e socialização entre eles”, destacou Cristiane. Dona Maria Delsa Rodrigues, 69 anos, está no projeto Conviver com Idoso desde seus 55 anos de idade, nas atividades físicas do polo de Outeiro das Pedras. Mas com o passar do tempo, por conta das dores no joelho, ela decidiu participar apenas das aulas de hidroginástica do projeto. “Atualmente faço apenas aulas de hidroginástica e está sendo ótimo. O que não posso é ficar parada, tenho que manter o corpo em dia para não afetar ainda mais o meu joelho. Esse projeto é maravilhoso e sinto falta quando não venho, mesmo que raramente”, falou Maria Delsa.
O coordenador da Academia Rodrigues, João Rodrigues comentou que os idosos são os alunos mais animados e que a maior satisfação é ver alguém que chegou à academia com dificuldades de locomoção e hoje está andando normalmente, dentro das suas possibilidades. “Eles são assíduos e vem de diversos bairros do município. Aqui eles encontram amigos e mais do que uma aula, eles se divertem”, disse João, ressaltando que a piscina conta com 125 mil litros de água, com tamanho de 12 metros de comprimento por 8 metros de largura, e que toda manutenção é realizada pela equipe da academia, que possui aproximadamente 40 anos no município. Ainda restam algumas vagas para as aulas de hidroginástica, no horário das 16h. Para se inscrever é necessário ter mais de 50 anos de idade. A inscrição é feita na sede do projeto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16:30h, na FAETEC Itaboraí – Av. Antônio Gomes, 1260 – Ampliação, Itaboraí – RJ. É necessário levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de original do atestado médico. Fotos/Divulgação: Augusto Junior