unnamed (41)

Foto/Divulgação: Fabio Guimarães

Agentes orientam moradores a combater focos do Aedes aegypti

Na manhã desta quinta-feira (27), 25 agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de São Gonçalo estiveram nas ruas dos bairros Porto do Rosa e Boaçu para realizar ações de prevenção contra a dengue, incluindo pulverização com motofogs e checagem de possíveis focos da doença nas casas da região.

O último Levantamento Rápido dos Índices de Infestação do Aedes aegypti (Liraa), realizado no início de janeiro deste ano, mostrou que a cidade está com baixo risco de contaminação. No entanto, alguns casos da dengue foram registrados no bairro Porto do Rosa e as equipes da Vigilância foram até o local para que não haja proliferação da doença. O trabalho de prevenção seguirá avançando por outros bairros.

O diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Marcelo Lima, reforçou a importância das ações. “O nosso objetivo é diminuir a infestação do Aedes aegypti tanto nos bairros de hoje quanto nos outros. É muito importante que a população nos ajude a combater o mosquito. Temos também o projeto chamado ‘10 minutos contra a dengue’, que diz que se cada morador tirar dez minutos do seu dia para cuidar dos focos da dengue, vamos diminuir cada vez mais a disseminação da doença”, disse.

Os locais de aplicação dos inseticidas são definidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental com base nos casos notificados pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que aponta os locais com maiores notificações da dengue.

Cuidados – A população deve vigiar e limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Jogar cloro nos ralos externos toda semana também ajuda no combate.

Vacina – A Secretaria de Saúde aplica o imunizante (Qdenga) contra a doença em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em unidades de saúde com sala de vacinação. A Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e protege contra quatro tipos de vírus da dengue (Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4).

Pronto-atendimento – A Vigilância em Saúde Ambiental mantém o serviço de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para a Vigilância Ambiental e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008, ou pelo aplicativo Colab.

Fonte: PMSG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *