
Carol Portugal -Foto/Divulgação: Wagner Persan
Carol Portugal, Pâmela Gil e Renato Metello serão os responsáveis por manter a ginga, o riscado e a elegância do grupo que encanta a Sapucaí representando São Gonçalo
Samba no pé, malemolência e muito riscado serão os ingredientes principais que estarão presentes na ala de passistas da Porto da Pedra no carnaval 2026. A vermelha e branca de São Gonçalo terá um trio de sambistas, crias da casa, comandando o grupo, um dos mais elogiados da Sapucaí.
Carol Portugal, Pâmela Gil e Renato Metello, são os profissionais escolhidos pelo presidente Fabrício Montibelo para substituir Giliard Pinheiro para comandar a ala. O trio é fruto do grupo de passistas e conta com um currículo extenso.
“A Porto da Pedra tem um histórico de promover os talentos da casa ao comando. A maioria dos nossos diretores e profissionais foram formados na casa, conhecem o dia a dia da escola e já tem uma grande identificação com a nossa comunidade. Sempre foi um fator importante para a escola, valorizar quem é nosso chão, assim foi com a Pietra e agora será com a Carol, a Pâmela e o Renato, que há anos fazem parte da escola e temos certeza de que farão um grande trabalho com os passistas”, diz o presidente.
Nascida em Realengo, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, Carol Portugal chegou à Porto da Pedra em 2012 para integrar o projeto Samba no Pé. No ano seguinte destacou-se já na ala de passistas e começou a colecionar premiações representando o Tigre de São Gonçalo. Já foi Princesa do Carnaval de São Gonçalo, cidade onde vive há 13 anos e, este ano, foi coroada como rainha da ala de passistas da escola.
“Substituir o Giliard é uma honra e uma responsabilidade muito grande porque ele é uma inspiração pra mim, foi quem me ensinou a ser passista. Ter o Renato e a Pâmela comigo é continuar fazendo um trabalho tendo a nossa família junto e eu estou muito feliz por tudo isso”, diz Carol que já foi passista de escolas de samba como Portela, Rocinha, Unidos de Bangu e Viradouro.
Também com uma longa trajetória na vermelha e branca, Renato Metello é passista da Porto da Pedra desde 2013. com passagens por Salgueiro, São Clemente e Estácio de Sá, o passista quer preservar o samba no pé e o riscado como traço marcante da ala.
“ Eu realmente acredito que será um grande desafio, no entanto, a gente é um grupo unido e que vibra pela conquista do outro. Ter um passista de dentro da ala na coordenação só engrandece e valoriza o segmento. Estou feliz e honrado por ter essa oportunidade e tenho certeza de que será um trabalho de sucesso onde dedicação e amor à Porto a Pedra não irão faltar”, diz ele que em 2022, conquistou o prêmio de Melhor Passista Masculino da Série Ouro, representando a Porto da Pedra. Renato também já foi Rei Momo do Carnaval de Niterói em 2023 e atualmente é diretor da ala de passistas da Império de Charitas.
Conhecida como a Gordelícia do Samba, Pâmela Gil fecha o trio contribuindo com toda a sua experiência de mais de 30 anos como passista e uma coleção de prêmios e histórias de superação. Muito querida por toda a comunidade do samba, começou aos 11 anos de idade. Ao longo dessas três décadas, Pâmela já passou por escolas de samba como Acadêmicos do Cubango, Estácio de Sá, Unidos do Sossego, Viradouro e Salgueiro, onde inaugurou a era das passistas plus size em 2019.
“Tenho com a Porto da Pedra uma verdadeira história de amor. Mesmo quando atuei em outras agremiações, nunca me desliguei da escola e sempre estive ao lado do Giliard, que me passou toda essa experiência de coordenação. Será um grande desafio, mas estamos prontos porque ao longo de todos esses anos juntos, eu, Carol e Renato, sempre fomos orientados por ele. Minha trajetória é construída com luta, representatividade e paixão pelo samba.”, diz Pâmela, que está na escola desde 2005.