131119-025

Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, nesta quarta-feira (13), pacientes do Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, participaram de uma palestra explicativa sobre essa doença que vem acometendo cada vez mais homens ao redor do mundo. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da unidade, teve como objetivo alertar a população a respeito da prevenção e incentivar a prática dos exames de rotina. Na atividade, os pacientes receberam informações sobre a importância de realizar exames preventivos e os cuidados no tratamento do câncer de próstata. “O Novembro Azul é importante, porque é um mês de conscientização, mas temos que ser conscientes da nossa saúde o ano todo, esse mês de novembro é apenas para reforçar e relembrar. Dentro das nossas possibilidades temos que ver o que podemos fazer. A prática dos exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, são formas de prevenção da doença”, explica a assistente social Lilian Dias, que palestrou ao lado da enfermeira Roseli Alves.

A digitadora de 42 anos, Fátima Abreu, foi até a unidade acompanhar o sogro em uma consulta e aproveitou para participar da ação. A moradora da Covanca afirma que é sempre importante ter eventos e palestras de conscientização da doença. “Essa doença é um mal que qualquer homem pode passar, tendo casos na família anteriormente ou não. Meu sogro, por exemplo, ainda não houve o diagnóstico, mas os médicos disseram que é uma das possibilidades. Então, devemos nos prevenir sempre e quanto mais informações e orientações, melhores resultados existirão”, informa. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), indicam que o câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo considerado a segunda principal causa de morte por câncer em homens. A cada 41 homens, pelo menos 1 morre pela doença.


O Polo Sanitário Washington Luiz realiza cerca de 36 mil atendimentos por mês. A unidade conta com diversos serviços, dentre eles: coleta de sangue, troca de sonda, sala de curativos, Fisiologia, Vacinação, setor de Hanseníase, Antirrábica, Teste rápido, Preventivo, retirada de ponto, Imunização, Eletrocardiograma, planejamento familiar, cartão SUS, teste do pezinho, teste da orelhinha, atualização caderneta de vacinação, marcação de exames, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Odontologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Pré-natal, Proctologia, Pneumologia, Assistente Social, Urologia, Fisioterapia, Geriatria, Neurologia, Nutrição, Psicologia, Ortopedia, Gastroenterologia, Homeopatia, Otorrinolaringologista, Teste tuberculínico (PPD), Farmácia e grupos de convivência de idosos. Segundo o diretor da unidade, Jorge Barcelos, o Polo recebe pessoas de todos os bairros do município e sempre realizam eventos de conscientização para a população. “A unidade passou de 27 mil para 36 mil atendimentos por mês nesta gestão, pois foram inseridos muitos serviços. Realizamos eventos com palestras e outras atividades em datas comemorativas para atrair o público e observar que ir ao médico deve se tornar parte do cotidiano e de prevenção de muitas doenças graves, como o câncer”, afirma.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *