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Apesar de ser uma habilidade cada vez mais exigida no mercado de trabalho, apenas 5% dos brasileiros falam inglês
Embora a língua inglesa seja considerada essencial para o mercado de trabalho e para a comunicação entre diferentes culturas, o Brasil ainda tem baixa proficiência no idioma. Dados do British Council mostram que apenas 5% da população brasileira fala inglês. Ao mesmo tempo, uma pesquisa realizada pela Pearson em 2024 revelou que 60% dos brasileiros estudam a língua em busca de melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Esse cenário evidencia um descompasso entre o valor atribuído ao inglês pela população e a capacidade do sistema educacional de garantir o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a educação básica no país, reforça o papel do inglês como ferramenta de acesso ao mundo globalizado e como elemento essencial na formação de indivíduos com visão internacional.
Mesmo com avanços no número de escolas em tempo integral, revelados pelo Censo Escolar 2024, o número de alunos no ensino básico caiu, e ainda são muitas as lacunas na qualidade da educação, principalmente quando se trata do ensino de línguas estrangeiras. Segundo a Pearson, só 2 em cada 10 brasileiros dizem ter algum nível de familiaridade com o inglês.
Além disso, aulas com foco excessivo em gramática, pouca exposição à conversação e falta de recursos pedagógicos interativos fazem com que o aprendizado muitas vezes se torne monótono e desmotivador.
Nesse contexto, iniciativas que propõem novos caminhos para o ensino da língua ganham mais espaço. Uma delas é o uso da música como ferramenta de aprendizagem. Um estudo publicado pela Frontiers in Education no ano passado, mostrou que 71% dos participantes acreditam que ouvir música facilita significativamente o aprendizado de línguas estrangeiras. Professores que aplicam essa abordagem relatam ganhos em engajamento e desempenho dos alunos.
Com base nessas evidências, a plataforma Singit é adotada por escolas em diferentes países como apoio ao ensino formal. A proposta é utilizar músicas populares como ponto de partida para exercícios de vocabulário, pronúncia e compreensão. O sistema permite ainda interações com um avatar de inteligência artificial para a prática da conversação.
De acordo com Daniel Cleffi, CEO da Singit no Brasil, a plataforma busca colaborar com professores e gestores educacionais no enfrentamento de desafios antigos.
“Com base em outras experiências, já sabemos o que pode ajudar a romper essa barreira linguística. É por meio da gamificação, da tecnologia de ponta, do contato com a cultura e do fácil acesso a uma plataforma de aprendizagem. A música é um recurso potente — ela envolve emoção, repetição e contexto, tudo o que favorece o aprendizado linguístico. Para diminuir a lacuna de alfabetização em inglês no Brasil é necessário investir em ferramentas que falem com as novas gerações, e assim aliar o conhecimento que pesquisamos há anos à tecnologia.”
Ao disponibilizar mais de 5 milhões de músicas de todos os estilos – de clássicos a hits do momento – a plataforma combina todos os aspectos mencionados. Os usuários podem escutar os seus artistas favoritos enquanto seguem uma trilha de aprendizado personalizada que inclui quizzes, desafios de pronúncia, tradução simultânea e exercícios de vocabulário.
O usuário também pode praticar a conversação com o avatar de inteligência artificial, quase que um “amigo virtual”, disponível para que o iniciante possa desenvolver a sua confiança e a fluência de forma gradual.
A metodologia da Singit alinha-se às diretrizes da BNCC e tem sido incorporada por professores da rede pública e privada – já são mais de 14 mil educadores utilizando a plataforma em sala de aula. A expectativa é que soluções como essa possam contribuir para um avanço mais concreto no domínio do inglês entre os brasileiros, especialmente entre jovens do ensino básico. Afinal, aprender inglês pode e deve ser tão natural quanto cantar aquela música favorita que não sai da cabeça.
Sobre a Singit
A Singit é uma plataforma criada para impulsionar o aprendizado de inglês, capacitando os professores a maximizar seu impacto e motivar os alunos a aprender enquanto se divertem. Estabelecida em oito países, a startup já acumula mais de meio milhão de usuários e 14 mil professores, que utilizam a ferramenta como recurso pedagógico. A única plataforma do mundo a permitir que os usuários aprendam inglês usando todas as suas canções favoritas, em parceria com as gravadoras Universal, Sony, Warner e EMI Music. A ferramenta ainda oferece mais de 5 milhões de músicas para praticar a escuta, a pronúncia, tradução simultânea e letras para expandir o vocabulário, assim como um “amigo virtual” para conversação com IA. Por meio de um método que combina música, inteligência artificial e gamificação, a Singit reimaginou o que pode ser o aprendizado de idiomas: divertido, personalizado e nada entediante.
Fonte: Sofia Marchetti