unnamed

Foto/Divulgação/Getty Imagens

Com foco em novas soluções, Portal de Compras da Petrobras está à procura de parcerias com startups para inovar o mercado de compras do setor de Óleo & Gás

Petronect, plataforma oficial de compras e contratações da Petrobras, segue ampliando seus investimentos em inovação e transformação digital. A empresa acaba de anunciar a busca por startups de tecnologia que possam contribuir com ideias, provas de conceito e Mínimos Produtos Viáveis (MVPs) para a aprimoração do seu portal de compras.

O movimento faz parte de uma estratégia mais ampla de investimento em Inteligência Artificial (IA)automacão de processos e soluções digitais, com o objetivo de fortalecer sua operação e gerar impactos significativos no mercado.

“A Petronect vem, nos últimos anos, investindo de forma consistente em tecnologias disruptivas. Agora, estamos prontos para ir mais longe e acreditamos que startups de inovação possam ser parceiros ideais para esse avanço”, afirma Valdino Azevedo, Gerente de Inovação da Petronect. Segundo ele, o objetivo é potencializar a agilidade e a eficiência das soluções oferecidas ao setor de Óleo e Gás, com especial atenção às demandas de compras públicas.

Chamada para startups

A proposta é convidar startups a participarem de uma seleção que permitirá o desenvolvimento de provas de conceito e MVPs para o Portal Petronect.

Para Jacqueline Freire, Coordenadora de Inovação da Petronect, a oportunidade também reforça o papel da inovação aberta no setor. “A abertura para startups nos permite acessar soluções criativas e tecnologicamente avançadas que têm o potencial de transformar nossas operações. Estamos focados em identificar startups que dominam IA generativa e tragam soluções inovadoras para nossos processos”, explica Jacqueline.

Transformação contínua: a jornada de inovação da Petronect

A Petronect vem investindo em sua renovação por meio de soluções tecnológicas. Nos últimos meses, a empresa inaugurou um Espaço de Inovação em sua sede, no Rio de Janeiro, além de implementar programas internos de inovação para a elaboração de projetos.

Investimento para o mercado de compras públicas

A busca por startups também está alinhada ao objetivo da Petronect de transformar o mercado de compras do setor de Óleo e Gás. Com tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e automação, o objetivo é dar mais agilidade, segurança e previsão às negociações e processos de compras.

“O mercado ainda têm muitos desafios a serem enfrentados. Ao trazer startups para esse ecossistema, podemos criar soluções e acelerar processos, trazendo uma nova visão de futuro”, destaca o Gerente de Inovação da Petronect.

Crescimento do setor de inovação

O movimento da Petronect está alinhado com uma tendência mundial de grandes empresas que buscam parcerias com startups para acelerar a inovação. Gigantes globais como Microsoft, Google e Amazon também vêm aumentando os investimentos em startups de IA e automação inteligente. Essas empresas estão apostando em um modelo que permite soluções mais ágeis, flexíveis e personalizadas.

“Olhamos para o movimento do mercado e vemos que não estamos sozinhos. A abertura à inovação é uma decisão estratégica para toda empresa que quer impulsionar sua operação”, destaca a Coordenadora de Inovação da Petronect.

Como participar

Startups interessadas podem se inscrever por meio de um link disponibilizado no site oficial da Petronect. As empresas selecionadas terão a oportunidade de cocriar soluções com o Portal de Compras da Petrobras, o maior marketplace B2B de Óleo e Gás do Brasil. A inscrição e as informações técnicas estão disponíveis no site oficial da Petronect.

“Estamos prontos para construir uma nova fase de crescimento e inovação”, finaliza Valdino Azevedo

 

Sobre a PETRONECT

A Petronect (www.petronect.com.br) é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Com experiência de mais de 20 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, em 2023, mais de 116 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 72 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, somando 170 mil empresas cadastradas.

Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.

Fonte: Gabriella Marinho

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *