O primeiro levantamento realizado pela Real Time Big Data em São João de Meriti mostra Léo Vieira (Republicanos) na liderança da corrida pela prefeitura da cidade. O deputado estadual aparece com 41% das intenções de voto, seguido por Valdecy da Saúde (PL), com 28%; Marcos Muller (MDB), 10%; Professor Joziel (DC), 7%; Lorena Zacaria (PT), 2%; e Elvis Silva (Novo), 1%. Brancos e nulos somam 5%; não sabem ou não responderam são 6%. A pesquisa, que foi realizada nas ruas do município entre os dias 3 e 5 deste mês e ouviu mil moradores de diferentes bairros, está registrada no TSE com o número 00017/2024.
A iniciativa ainda mediu o desempenho da atual gestão do Dr. João, prefeito de São João de Meriti, que tenta eleger Valdecy da Saúde: 67% desaprovam o governo, 26% aprovam e 7% não quiseram responder.
“Esse resultado prova que estamos no caminho certo, com grande apoio popular. Os moradores de São João de Meriti não aguentam mais tanto descaso. É uma resposta clara das ruas, que não querem a continuidade deste governo que tanto mal fez e faz ao município. A cidade não aguenta mais quatro anos dessa gente”, disse Léo Vieira.
Especializado em pesquisas de opinião pública e graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, Bruno Soller comentou a pesquisa realizada pelo Real Time Big Data em São João de Meriti.
“Apesar de ser cedo ainda, os números estão mostrando uma certa tendência. E qual é essa tendência? O deputado estadual Léo Vieira tem margem para ganhar no primeiro turno, ou seja, distanciando-se dos adversários enquanto estes patinam. E isso é fruto do que representam ou vêm fazendo em São João de Meriti. Basta olhar para os apenas 26% de aprovação para saber como andam as coisas no município. Essa desaprovação acaba prejudicando o Valdecy da Saúde, que é atualmente o vice-prefeito da cidade. O meritense não quer mais a continuidade, quer mudança”, explicou Soller, que tem especialização em Comunicação Política pela George Washington University, dos Estados Unidos.
Outro fato abordado pelo especialista é a área da Saúde. Para ele, isso vai se refletir nas urnas em outubro.
“Dr. João, atual chefe do Executivo de Meriti, e o ex-prefeito Sandro Mattos, que apoia Marcos Muller, tiveram dificuldades para cuidar da Saúde de São João de Meriti, como o fechamento de clínicas e postos de saúde. Os números comprovam o que estou dizendo”, analisou Soller: “O deputado estadual Léo Vieira, que foi candidato na última eleição, surge como uma opção diante do domínio deste grupo político que está na cidade e, em razão desse descrédito da dupla que está à frente da prefeitura, é forte candidato”.
Fonte: Marcos Vinícius