Ação chamada “Blitz Educativa” será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, das 10h às 16h, na Zona Sul, com foco na orientação e segurança dos usuários
Nos dias 7 e 8 de setembro, a Whoosh, multinacional de micromobilidade, que oferece o aluguel de patinetes elétricas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), CET-Rio e a Guarda Municipal da Prefeitura do Rio, realizará uma campanha educativa para monitorar e orientar os usuários sobre o uso seguro dos equipamentos na cidade. Durante a ação, chamada Blitz Educativa, agentes da segurança pública em conjunto com especialistas da Whoosh irão abordar usuários que estiverem utilizando as patinetes de forma inadequada, oferecendo orientações sobre as regras de trânsito e as consequências do uso indevido do modal.
Essa iniciativa faz parte de uma campanha de utilidade pública, coordenada com a SMDUE e outros órgãos de fiscalização do Município, conforme previsto no projeto da Whoosh no sandbox regulatório do Rio, que testa soluções inovadoras em ambiente controlado na cidade. A ação é um compromisso da empresa em garantir a segurança no trânsito e o cumprimento das normas vigentes.
A blitz educativa ocorrerá em dois dias, abrangendo diferentes regiões do Rio de Janeiro:
- 7 de setembro:
- Das 10h às 13h: Início na Lagoa, seguindo até a Praia de Ipanema (Arpoador).
- Das 13h às 16h: Início no Forte de Copacabana, seguindo até o Leme.
- 8 de setembro:
- Das 10h às 16h: Parque do Aterro do Flamengo.
Além da ação de conscientização, a Whoosh reforça seu compromisso com os usuários, oferecendo um canal de atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e com uma equipe técnica presente nas ruas para garantir que os pontos de estacionamento sejam corretamente implementados e utilizados.
“A segurança dos nossos usuários e a harmonia no trânsito são prioridades para a Whoosh. Com essa medida, buscamos educar e conscientizar sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e utilizar as patinetes de forma responsável”, afirma Francisco Forbes, CEO da Whoosh Brasil.
Essa ação educativa antecede a Escola de Direção da Whoosh, um evento que também acontecerá no Rio de Janeiro com o objetivo de educar os usuários, oferecendo orientações sobre o uso das patinetes e regras de trânsito. Ações com esse objetivo são fundamentais para a continuidade e ampliação do projeto de micromobilidade na cidade, promovendo um trânsito mais seguro e sustentável para todos.
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. Os patinetes da marca são equipados com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações no https://whoosh.bike/br
Fonte: Giulia Martins