unnamed (53)

Foto/Divulgação: Alerj

O Parlamento Juvenil (PJ), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, segue com as capacitações presenciais para os eleitos da 15ª edição do programa, que acontecerá na sede da Alerj em novembro deste ano. O projeto, que já está na terceira semana de visitas aos municípios, é uma parceria da Alerj com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc). Nesta etapa de capacitação, são fornecidas aulas para os estudantes com o objetivo de treiná-los em temas como direito constitucional, administração pública, oratória e comunicação assertiva.

Nesta semana, as atividades acontecem presencialmente no Instituto de Educação de Nova Friburgo, na Região Serrana, e no Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca, Zona Norte do Rio.

 

O representante do município do Rio de Janeiro, William Stark, de 15 anos, aluno do Colégio Estadual Gilson Amado, elogiou o conteúdo das aulas e demonstrou interesse em se candidatar à presidência da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil. “Quero trazer o conhecimento que adquiri na capacitação e inovar. Vejo esta semana como uma oportunidade de ampliar meu entendimento sobre política, fazer amizades e conhecer novas perspectivas. Também estou ansioso para aprender mais sobre o papel de um deputado estadual e como elaborar propostas eficazes para nossa sociedade”, disse.

William também compartilhou que seu projeto de lei já está quase pronto. “Criei o ‘Jovens Programadores’ para oferecer mais aulas de programação na educação estadual do Rio, preparando os jovens para o mercado de trabalho. A programação dentro da Tecnologia da Informação está em alta e meu projeto busca capacitar os estudantes para essas oportunidades. Além das aulas de programação, a medida inclui o ensino de robótica e de linguagens script, permitindo o desenvolvimento em áreas como a inteligência artificial”, completou.

Ferramenta de transformação social

Coordenador do Parlamento Juvenil da Alerj, o deputado Danniel Librelon (REP) destacou a importância das capacitações presenciais no PJ, que proporcionam uma compreensão mais profunda do Legislativo e da participação cidadã. “Além de transmitir conhecimento, buscamos inspirar esses jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades”, afirmou.

A gestora do PJ, Natália Toledo, também reforçou o impacto positivo das capacitações no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, preparando-os para a criação de seus projetos de lei. “Estamos entusiasmados com o potencial transformador dessas capacitações”, concluiu.

Fonte: Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *