Sesc RJ leva o projeto “Do Rio a Paris” até a unidade de Ramos. Programação leva o ex-atleta de basquete Marcelinho Machado para uma clínica da modalidade
ZONA NORTE/RJ – Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Sesc RJ prepara uma programação especialíssima com diversas atividades relacionadas aos esportes. Atletas e ex-atletas olímpicos têm presenças confirmadas em unidades da instituição neste mês de julho e irão participar de uma extensa agenda, batizada de “Do Rio a Paris”, que contempla torneios, palestras, demonstrações e workshops.
Na unidade Sesc Ramos, o ex-jogador de basquete Marcelinho Machado será recebido no dia 21/7 (domingo) para uma clínica da modalidade. Com uma carreira longeva e de muitas conquistas, o convidado é o úncio brasileiro a conquistar o tricampeonato nos jogos pan-americanos em esportes coletivos. Com toda essa experiência, Marcelinho estará na quadra poliesportiva da unidade para compartilhar vivências e proporcionar a experimentação deste esporte olímpico.
Atividade em outras unidades:
O pontapé inicial das atividades que contam com a presença de atletas e ex-atletas foi dado no dia 20/6. Naquela oportunidade, atletas de ginástica do Flamengo, como Rebeca Andrade, Flavinha e Jade Barbosa, estiveram no Parque Olímpico para interagir com crianças cadastradas no programa Sesc+Esportes de São Gonçalo. Também, no último sábado (6/7), as jogadoras de vôlei de praia do Sesc Botafogo Carol e Natasha e o técnico Renato, estiveram na unidade de Nova Iguaçu para uma clínica da modalidade. Já no domingo (7/7), foi a vez de um festival de vôlei, em formato de torneio, que contou com a presença do bicampeão olímpico Giovane Gávio. Esta atividade foi no Sesc Teresópolis e promoveu o encontro deste ídolo do voleibol nacional com alunos participantes do projeto Sesc+Esportes nas faixas etárias de 11 a 14 anos e 15 a 17 anos.
Dando continuidade a programação, que se estende ao longo do mês de julho, na próxima quinta-feira (11/7), a ex-jogadora de vôlei Juciely Barreto estará no Sesc Duque de Caxias para uma palestra sobre valores olímpicos. Com uma carreira marcada por conquistas nacionais e internacionais, a atleta inspiradora do Sesc RJ exemplifica o compromisso da instituição com o desenvolvimento esportivo e a promoção da saúde e do bem-estar. Sua história de superação e sucesso no vôlei serve como um exemplo inspirador para a comunidade e incentiva a prática esportiva
No dia 13/7 (sábado), a unidade da Tijuca também terá uma clínica e receberá atletas e comissão técnica do time de vôlei de quadra do Sesc Flamengo. Nomes como Laís, Camila, Rose e Lorena estão confirmadas e ainda contarão com a presença de Hélio Griner e Harry, membros da comissão técnica comandada por Bernardinho. No mesmo dia (13/7), mais uma atividade acontecerá na unidade de Nova Iguaçu. Trata-se de uma palestra com a atleta de handebol Daly. Ex-jogadora da seleção brasileira e conhecida por sua habilidade, ela possui carreira marcada por títulos e prêmios, além de ser uma figura influente e respeitada na comunidade esportiva.
Na segunda metade do mês, mais especificamente no dia 20/7 (sábado) acontecerá outra palestra. Dessa vez sobre Taekwondo, que acontecerá no Sesc Niterói e contará com a presença do técnico da seleção brasileira Diego Ribeiro. O evento vai proporcionar uma troca de ideias entre diferentes pontos de vista, abordando questões como a evolução do Taekwondo, sua relevância cultural, seu impacto social, entre outros temas pertinentes. No dia seguinte (21/7), o time de vôlei do Sesc Flamengo volta a uma unidade da instituição. Dessa vez, o Sesc Nova Iguaçu receberá as atletas Michelle, Karina, Adria, Juju, Clara, Victoria, Jussara e Edinara e os membros da comissão técnica Helio, Marco, Giovanni, Rafael e Harry para mais uma clínica de vôlei.
Para encerrar as atividades que contam com a presença de atletas e ex-atletas convidados, é a vez do Sesc São João de Meriti entrar na programação, no dia 23/7 (terça-feira). Será uma oficina de skate com o atleta Nillo, que irá mostrar mais sobre essa modalidade que foi novidade e sensação nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio.
O objetivo do programa é promover o espírito olímpico e o interesse esportivo entre os alunos, usuários e comunidades atendidas. Assim, o Sesc oferecerá experiências práticas e teóricas para tratar de valores como superação, trabalho em equipe e diversidade. Para isso, algumas estrelas de esportes olímpicos já estão confirmadas para contribuir com histórias, técnicas e interagir com o público.
As atividades da agenda “Do Rio a Paris” não param por aí. Além dessas, que contam com a presença dos profissionais e esportistas, as unidades do Sesc RJ seguem com uma programação extensa durante o todo o mês de julho. A programação completa com todas as atividades está disponível em www.sescrio.org.br
Fonte: João Pedro Passaline