WhatsApp Image 2023-08-15 at 11.20.56

Foto/Divulgação: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ

Quem entregar os dois cadernos de questões do Enem no Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos ganhará viagem para Paraty
Quem não quer conhecer a Catedral de Petrópolis, o Museu Imperial e o Palácio Quitandinha? Graças ao projeto “Enem na Escola”, promovido pelo Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio, alunos da rede puderam conhecer a Cidade Imperial.
– O projeto é incrível. Nos preparamos para fazer um bom Enem, vestibular, e, de bônus, ganhamos passeios culturais pelo estado – diz Eduardo Souza, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio, se referindo ao projeto.
Eduardo Souza, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio. Foto/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
O jovem, que sonha em fazer faculdade de Jornalismo, visitou na última quinta-feira a cidade da Região Serrana, ao lado de outros estudantes.
E se engana quem acha que foi fácil para os cerca de 200 alunos conseguirem uma vaga no “tour” pela terra onde D. Pedro II passava os seus verões. Além de muita disciplina e foco nos estudos, eles tiveram que confirmar a inscrição para o Enem deste ano.  
Durante o dia em Petrópolis, os estudantes participaram de visita guiada no Museu Imperial e prestigiaram a exposição “Um oceano para lavar as mãos”, no Centro Cultural Sesc, no Palácio Quitandinha.  
— A exposição me fez conhecer mais das nossas culturas, das matrizes africanas. Aqui descobri que posso ser um negro de pele clara. Eu sou negro. Também aprendi mais sobre intolerância religiosa. Sem dúvida, o Quitandinha foi o lugar que mais gostei de visitar. Estou encantado com a estrutura física, a arquitetura, o cassino e as belezas de antigamente — acrescenta Eduardo.
De acordo com o professor de História Tercio Felipe Coelho, as atividades extraclasse são muito importantes.  
—  Passeios como esses fazem com que os alunos guardem, de maneira mais objetiva, fácil e concreta, aquilo que nós, professores, passamos em sala de aula   — explica o professor.
Foto/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
Exemplo de sucesso à frente da diretoria da escola
Uma história de superação e êxito nos estudos. Rouzenaldo da Silva, formado em Educação Física pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UFRJ), estudou na escola que hoje dirige.
— Faço questão de mostrar aos meus alunos que me esforcei e consegui vencer as dificuldades no meu caminho. Se eu venci, eles também vão vencer. Aqui, acreditamos muito na força do exemplo — garante o diretor, que comanda a unidade há 13 anos.
Foto/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
Projeto Enem na Escola
Há dez anos, o projeto “Enem na Escola” vem transformando a vida de jovens e inserindo cada vez mais alunos da rede estadual em instituições públicas e privadas do país. A iniciativa busca garantir 100% de adesão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O próximo prêmio vai para aqueles que entregarem os dois cadernos de questões do Enem. Eles irão participar da Festa Literária Internacional de Paraty, em novembro, na Costa Verde.
Ao longo do projeto, são realizadas aulas, simulados e treinamentos de redação. Ainda são dadas orientações sobre os procedimentos do exame, para que o candidato fique atento às principais datas da avaliação nacional.  
A unidade escolar, com 11 turmas da 3ª série do Ensino Médio, espera obter excelentes resultados no Enem 2023, marcado para os dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *