A abertura contou também com o lançamento de livro digital “Ancestralidades Cariocas – Arqueologia e Histórias na Praça XV”.
O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), abriu as portas do Salão Nobre para receber, nesta terça-feira(26/11), a exposição “Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre”, do Instituto de Eventos Ambientais(IEVA). Durante a solenidade foi lançado o livro digital (e-book) “Ancestralidades Cariocas – Arqueologia e Histórias na Praça XV”, da arqueóloga e diretora do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), Jandira Neto. As iniciativas contam com a parceria da Alerj, e a exposição ficará aberta para visitação até próximo mês de janeiro. A entrada é franca.
Testemunha das transformações urbanísticas do Centro do Rio no decorrer dos anos, a Praça XV tem sua história resgatada através da Mostra “Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre” que faz um passeio fotográfico por mais de 400 anos desse espaço urbano. Com a curadoria de Carlos Gustavo Nunes Pereira, já falecido, a Exposição foi produzida a partir uma pesquisa detalhada, e as imagens possibilitam uma surpreendente viagem no tempo, passeando pelo passado da praça, desde seus primórdios.
Já no e-book “Ancestralidades Cariocas – Arqueologia e Histórias na Praça XV”, a autora Jandira Neto leva o leitor a uma jornada fascinante pelo coração do Rio de Janeiro, abordando os primeiros encontros entre indígenas e europeus no século XVI. Através de pesquisa arqueológica realizada no sítio Antiga Sé, na Praça XV, ela vai guiando o leitor nessa história pelos vestígios de um acampamento tupinambá e pelas trilhas formadas pelos primeiros habitantes dessa região.
“É muito relevante e simbólico juntar num único evento duas ações culturais que retratam a memória e as transformações culturais, históricas e sociais da Praça XV. Não só por que o Palácio Tiradentes está inserido nesse cenário, mas também, por representar um importante agente cultural no Corredor Histórico do Centro do Rio de Janeiro”, celebra a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo.
Nesta edição da exposição, duas novas ilustrações foram inseridas: a primeira é uma revisão da imagem de 1580 onde foram acrescentadas, entre outras coisas, a praia que não aparecia nas edições anteriores; a segunda representa a Praça XV, em 2002, e as modificações ocorridas nela desde 1988.
“A Praça XV é, com certeza, o espaço urbano mais significativo existente no Rio de Janeiro. Nela permanecem inteiras muitas das mais antigas construções. E essa exposição apresenta o que se passou nesse lugar ao longo de seus quatrocentos anos, representando a presença da colonização portuguesa no Brasil e a evolução da alma cosmopolita do carioca. Devido a essa história contínua, deve ser reconhecida, valorizada, e preservada para as futuras gerações”, destaca Diego Lacerda, gerente institucional do IEVA.
Nas pegadas da Praça XV, a história do início da Cidade
Segundo Jandira Neto, o seu livro questiona a escassez de estudos e publicações sobre esse tema essencial para entender a formação do povo carioca: “A obra também propõe um olhar atento sobre os métodos arqueológicos, comparando a história escrita com os fragmentos materiais encontrados no solo, como cacos de panela, mostrando como esses pequenos vestígios podem contar grandes histórias”.
A conclusão da publicação provoca uma reflexão profunda sobre a capacidade da arqueologia, enquanto ciência, de reconstituir o cotidiano e as interações entre os primeiros habitantes da Baía de Guanabara, demonstrando como essa ciência pode transformar “cacos de panela” em um texto escrito.
Serviço:
Palácio Tiradentes
Exposição: “Praça XV: Ontem, Hoje e Sempre”
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Local: Av. Pres. Antônio Carlos – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Obs: entrada gratuita
Fonte: Alerj