Especialista em Gestão de Pessoas afirma que não basta ter ambientes coloridos e despojados, é necessário que a cultura organizacional transforme a vida das pessoas
Será que proporcionar ambientes coloridos e despojados, com cadeiras de massagens e salas de descanso é o que torna uma empresa um bom lugar para trabalhar? Temos visto as grandes startups de tecnologia realizando demissões em massa, como o Twitter e o Facebook, e são elas as campeãs em promover espaços coloridos e despojados. “Precisamos ir além do colorido e da sala de massagem, o grande diferencial vem da satisfação do significado de trabalho, é sobre como as empresas transformam as vidas das pessoas”. É o que explica o especialista em Gestão de Pessoas e autor do livro cultura de confiança, Luiz França.
Deve-se refletir sobre como a cultura da sua organização é vista pelos seus colaboradores, será que eles conhecem os valores da empresa? Será que a cultura está alinhada aos princípios? “De nada vale trazer paredes coloridas e espaços de relaxamento para a sua organização se a cultura da empresa é exploratória ou não gera a sinergia necessária para promover o sucesso dos seus colaboradores”, acrescenta França.
Antes de pensar em criar ambientes de relaxamento é fundamental reavaliar a cultura organizacional e como os colaboradores se sentem com o trabalho que é realizado no dia a dia, não promovendo apenas bons salários e benefícios, mas oferecendo oportunidades reais de crescimento, valorização do desempenho e o bom relacionamento com líderes, gestores e colegas. É deixar de olhar apenas para os métodos e processos, e analisar como o trabalho influencia a vida das pessoas.
O que torna uma empresa um bom lugar para se trabalhar é a maneira como ela promove o sucesso dos colaboradores, se ela desperta no profissional a vontade de estar naquele ambiente além da necessidade de prover o sustento, mas por conectar o propósito da empresa com o seu próprio. E para que isso aconteça é essencial que a organização desenvolva uma cultura de confiança com todos os públicos que ela interage, principalmente com o público interno.
Luiz aponta que existem 5 pilares chave para a transformação da cultura, e são eles: inspirar, evoluir, cuidar, agradecer e compartilhar.
Inspirar
Quando lidamos com pessoas, estamos ligados com a importância de conectar indivíduos com algo maior do que eles mesmos e inspirá-los a atuar com entusiasmo para que realizem trabalhos admiráveis. Este é o papel de um bom líder, inspirar e influenciar pessoas.
Evoluir
É imprescindível que as empresas invistam em incentivos de capacitação para que as pessoas se desenvolvam com foco em melhorar o desempenho profissional, pois a qualificação delas implica diretamente na qualidade do produto final que será entregue ao público. Portanto, estabelecer uma cultura de desenvolvimento e aprendizagem organizacional é um pilar fundamental para o sucesso da organização.
Cuidar
O ato de cuidar vai além de fornecer às pessoas benefícios e recursos para o trabalho, é um gesto de respeito e ajuda a ampliar a consistência sobre o que cada colaborador representa em uma organização. Os títulos e cargos podem ser passageiros e esquecíveis, mas a maneira como você trata seus colegas sempre será lembrada. Mais do que nunca, as pessoas querem ser valorizadas e reconhecidas em suas atividades.
Agradecer
Ser grato é reconhecer tudo o que nos beneficia de alguma maneira. A gratidão reconhece os resultados da experiência, considera o impacto positivo que tivemos e manifesta um sentimento de agradecimento por aquele instante que nos proporcionou mais uma etapa de evolução. Para que esse movimento aconteça é necessário que haja transformação, pois a evolução se dá pela possibilidade de enfrentar novos desafios, estabelecendo um novo padrão a partir daquele momento, impactando positivamente as relações de trabalho.
Compartilhar
Compartilhar vai muito além do valor que investimos em algo, está ligado a ações e doações que não se limitam a recursos materiais, podemos compartilhar experiências de vida, conhecimentos e superação pessoal e profissional que pode ajudar pessoas a evoluírem e alcançarem oportunidades maiores. A integração é um aliado fundamental para que esse movimento aconteça nas organizações, pois ao atuar de maneira conjunta inspiramos pessoas a compartilharem seus talentos fortalecendo o talento de outros, gerando um espaço de empatia e sinergia.
As transformações vem de dentro para fora, e não o contrário, não basta ter frases e conceitos que estão em alta no mercado se eles não estão alinhados com a sua cultura interna. São as pequenas ações que mudam a gestão e que transformam sua organização.
*Luiz França é especialista em Gestão de Pessoas, humanizador de empresas e autor do livro “Cultura de confiança: A arte do engajamento para times fortes e que geram resultados”.