A partir do dia 22 de outubro, o efetivo passará a contar com mais 150 policiais militares por dia
O governador em exercício Cláudio Castro assinou com a Prefeitura de Niterói, a renovação da Operação Segurança Presente na cidade. Além disso, foi firmada a ampliação do programa, a partir do dia 22 de outubro, que vai reforçar também o patrulhamento na Região Oceânica. Atualmente, o Niterói Presente atua em oito bairros do município: Icaraí, Centro, Santa Rosa, Fonseca, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Barreto.
Inaugurada em dezembro de 2017, a operação é um convênio do Governo do Estado do Rio com a Prefeitura de Niterói, responsável pelo pagamento dos policiais militares e agentes civis. Com a expansão para a Região Oceânica, o efetivo passa a contar com mais 150 policiais militares por dia, além dos 230 que já atuam diariamente. “O programa Segurança Presente é um complemento à política de Segurança Pública do Rio de Janeiro. A ação na Região Oceânica de Niterói vai ajudar a retomar o turismo na cidade de Niterói, um setor que a pandemia da Covid-19 prejudicou, porque Segurança e Turismo estão diretamente ligados. Vamos continuar fazendo a integração necessária com os governos federal e municipal, Ministério Público, Justiça e até com outros governos estaduais para acelerar o desenvolvimento do Rio. Estamos focando na capacidade de diálogo”, destacou o governador em exercício.
De janeiro a agosto deste ano, comparado com o mesmo período de 2019, a Operação Niterói Presente reduziu em 58% os roubos a transeuntes. O roubo de celular caiu 66% e o roubo a estabelecimento comercial, em 46%. “Niterói está hoje com melhores índices de Segurança Pública e o programa Niterói Presente só ajudou a reduzir os números de assaltos no município. Não tenho dúvida de que a polícia de proximidade é fundamental para garantir a segurança dos moradores e visitantes”, ressaltou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Durante o evento, o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, enfatizou a importância do programa para o aumento da sensação de segurança para a população fluminense. “Eu falo do Segurança Presente como cidadão que circula pelo Rio de Janeiro. Tenho certeza de que as pessoas que andam pelos bairros onde há a implantação do programa se sentem mais seguras. A ampliação dessa ação para a Região Oceânica vai reduzir ainda mais os índices de criminalidade em Niterói”, afirmou.
SEGURANÇA PRESENTE NO ESTADO
A Operação Segurança Presente atua em mais 29 locais: Lapa, Aterro do Flamengo, Méier, Lagoa, Centro, Niterói, Leblon, Copacabana, Tijuca, Ipanema, Nova Iguaçu, Laranjeiras, Bangu, Botafogo, Austin, Caxias, Barra da Tijuca, Recreio, Grajaú/Vila Isabel, Bonsucesso, São Gonçalo, Madureira, Jacarepaguá, Belford Roxo, Queimados, Irajá, São João de Meriti, Magé/Piabetá, Itaguaí e Cristo Redentor. Deste total, 22 bases foram inauguradas a partir de janeiro de 2019.
De janeiro de 2019 a 4 de outubro de 2020, os policiais do Segurança Presente conduziram 9.470 pessoas às delegacias, cumpriram 2.300 mandados de prisão e localizaram 190 desaparecidos. As assistentes sociais realizaram ainda 63.665 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento contou ainda com a presença do subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos; o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo; o subsecretário de Gabinete de Gestão Integrada do Município de Niterói, coronel Gilson Chagas; entre outras autoridades.