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Foto: Divulgação

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão;

O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco.


Durante operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada na quarta-feira (11), em Mangaratiba, na Região Metropolitana do estado, a Enel Rio identificou um “gato” de energia que alimentava um restaurante da cidade.

Ao chegar ao local, os técnicos da Enel, acompanhados de policiais civis e de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), constataram as ligações sem medidores na rede de baixa tensão, prática que caracteriza o furto de energia elétrica.

No momento da inspeção, a proprietária do estabelecimento estava no local e foi conduzida à 165ª Delegacia de Polícia, sendo liberada após o pagamento de fiança. Ela irá responder pelo crime de furto de energia. As irregularidades foram desfeitas pelos técnicos da Enel.

Furtar energia é crime e causa riscos

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem realiza “gato” de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.

As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Sobre a Enel Distribuição Rio  

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.


Fonte:
Daniella Bottino/FSB

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