Águas do Rio inicia ação na capital e vai expandir em todas as cidades em que atua
Um famoso motel da Zona Norte da Capital foi flagrado em posição irregular. Técnicos da Águas do Rio detectaram um “gato” de água no primeiro estabelecimento a ser fiscalizado pela operação “Acabou o amor”, que a concessionária iniciou nesta quinta-feira (26/1), e levará para as 27 cidades que fazem parte de sua área de atuação. A ação, inspirada no grito da torcida do Flamengo, começa pela cidade do Rio de Janeiro e é focada em estabelecimentos cujo consumo formal não é compatível com o perfil comercial desta categoria. A fiscalização continua nesta sexta-feira.
“Por trás da operação, existe um trabalho de inteligência que analisa o histórico de consumo dos estabelecimentos. Com essas informações, os técnicos vistoriam os locais com indícios de irregularidade”, explica o coordenador de serviços Anderson Araújo.
Já no primeiro dia de operação, os técnicos encontraram uma fraude em um dos motéis mais famosos do Rio. A administração foi notificada e a ligação irregular encontrada no ramal do cliente foi retirada.
“O que chama atenção nesse tipo de operação é o perfil do consumidor. São estabelecimentos comerciais que podem pagar pela água que utilizam, mas que desviam a medição ou recorrem a artifícios ilegais para não registrarem o consumo e, consequentemente, pagarem menos na fatura”, ressalta a gerente comercial Mariana Rahba.
Responsabilidade compartilhada
Quando um imóvel faz uso irregular de água tratada está lesando não apenas a concessionária, que presta o serviço de distribuição, mas compromete todo o sistema de abastecimento de sua região, além de sua expansão, que é financiada pelo pagamento das contas. O projeto de fiscalização da companhia visa identificar os desvios feitos na tubulação formal (os chamados gatos), mas também o uso de poços e carros pipas irregulares.
O objetivo do combate às perdas, incluindo vazamentos e irregularidades, é fazer com que áreas da cidade que possuem problemas históricos de distribuição tenham melhor acesso à água tratada. Neste primeiro ano de atuação da concessionária, mais de 250 mil fluminenses receberam, pela primeira vez, água tratada e canalizada em suas residências.