Principais atendimentos foram o fornecimento de energia elétrica, serviços de telefonia e problemas com empréstimos consignados
Mais de 200 pessoas procuraram a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor de Niterói na primeira semana de atendimento nas novas instalações, na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro. Os principais atendimentos neste período foram reclamações sobre o fornecimento de energia elétrica, serviços de telefonia e instituições bancárias em desacordo com empréstimos consignados.
Roberto Teixeira, secretário de Defesa do Consumidor de Niterói, explica que o Procon municipal faz o encaminhamento dos casos e oferece apoio e orientação ao consumidor, ampliando a margem de negociação e resolutividade.
“A ampliação das instalações veio de encontro com uma necessidade do consumidor depois do período mais crítico da pandemia, quando muitas questões ficaram pendentes e outras foram aparecendo. Nós intermediamos e, quando necessário, somos mais enérgicos. Esta semana, por exemplo, fizemos um encaminhamento ao Ministério Público que gerou algumas ações civis públicas em apoio aos contribuintes. Esse é um movimento muito”, explica o secretário.
O Procon municipal registrou um aumento de cerca de 200% nos atendimentos nos últimos seis meses, com a reabertura do comércio. Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e também compras feitas por modo online durante a pandemia. O atendimento da equipe do Procon intermediou os casos, chegando a 86% de resolutividade.
Morador de Niterói, Roberto Duarte de Carvalho elogiou as novas instalações do Procon municipal. Nesta sexta-feira (05), ele recorreu ao serviço pela segunda vez.
“Eu já tinha sido muito bem atendido antes e agora, com as novas instalações, está ainda melhor. Minha experiência mostra que, quando recorremos a um órgão deste tipo, que entende da legislação e pode nos apoiar com base legal, conseguimos um encaminhamento melhor das nossas questões e a possibilidade de uma resolução é maior. As pessoas deveriam procurar mais o Procon porque assim podem ter mais apoio para exercer seus direitos”, aconselhou Roberto, que já procurou o órgão para resolver um problema com a concessionária de energia e outro com plano de saúde.
Além das novas instalações, o Procon modernizou o site, que conta com espaços para contribuintes e fornecedores com livros de reclamações para ambos, espaço para acessibilidade, além de cartilhas com orientações, códigos de Defesa do Consumidor que servem tanto para contribuintes nacionais e internacionais. O consumidor pode também entrar em contato através do Fale conosco do Procon niteroiense que atende pelo site www.procon.niteroi.rj.
Morador do Barreto, Waldo Santos Barbosa já teve uma causa encaminhada, ajuizada e resolvida com uma instituição bancária – tudo com apoio da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor.
“Deu tudo certo da outra vez e, mais uma vez, estou aqui para pedir ajuda ao Procon da cidade. Só que, desta vez, está muito mais confortável. Serviço nota 10”, elogiou o consumidor.