O evento, que teve início por volta das 8h, além da palestra com orientações sobre a doença, contou com um momento voltado para atividades físicas para aliviar a tensão muscular, relaxando o corpo e a mente, auxiliando no alívio do estresse do dia a dia.
A assistente social responsável pelo Serviço Social da Operação, Janaina Brandão, explicou que essa ação é uma socialização de informações sobre a saúde masculina.
“Foi um momento de orientação para transmitir informações sobre a necessidade de cuidar da nossa saúde, por isso escolhemos um profissional que também fosse do sexo masculino para alertar os cuidados”, contou Janaina.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Aline Serra, salientou a necessidade de buscar ajuda médica.
“É importante receber o diagnóstico precoce. Pessoas que tenham algum histórico na família precisam ir em busca de atendimento médico especializado. Estamos vendo a possibilidade de disponibilizar, pelo menos uma vez por mês, os nossos serviços aqui na secretaria”, disse Aline.
O enfermeiro do Neps, Willian Coimbra, deu uma palavra de ‘homem para homem’ para os agentes do São Gonçalo Presente, dando como exemplo sua própria experiência.
“A vida não pode parar. Então vamos dar uma olhada em nossa saúde. Vamos ter essa responsabilidade. Segundo pesquisas, a estatística da expectativa de saúde do homem no Brasil é de 71,4% e a da mulher é mais de 78%. Nós precisamos cuidar da nossa saúde”, afirmou Willian.