Hoje, 19 de agosto, é comemorado em todo o planeta o Dia Mundial da Fotografia. Podemos dizer com pura e sensível convicção que a fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte, as ciências e a tecnologia. Mas este ano será diferente, normalmente, durante este dia, aconteceriam palestras, workshops e demais atividades relacionadas à fotografia. A pandemia do Convid19 mudou hábitos, comportamento, ceifou a liberdade, gerou milhões de vítimas fatais, deixou grandes metrópoles vazias, ou seja mexeu e muito com a humanidade, e hoje mudou as comemorações em todo o mundo. Mas este ano decidimos homenagear o gonçalense Marcos Santana, professor doutorado, que nasceu em Nova Cidade, São Gonçalo, trabalhou como ajudante de eletricista, galpão de empresa de ônibus e conseguiu se formar trabalhando como garçom. Mas por que homenageá-lo hoje? Ele leciona fotografia? Não é professor de História e Sociologia, mas merece ser citado, por ser um apaixonado por fotografia, e além disso também exerce a função profissionalmente fotografando casamentos, aniversários, eventos culturais, paisagens e pessoas. Quem frequenta sua residência, já se depara com exposições de seu trabalho. Um artista, que através de suas lentes capta e registra momentos que serão eternos.
As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística. Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, no Dia Mundial da Fotografia, todos os amantes desta arte comemoram a data fazendo muitas fotos. Os brasileiros ainda celebram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotógrafo”.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do professor e fotografo Marcos Santana é só acessar: https://marcossantanafotografia.wordpress.com/