A medida faz parte da Campanha Março Lilás e vai alertar também sobre os cuidados de prevenção ao câncer de colo de útero e mama
No próximo sábado (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizará mais uma edição do Dia Delas, ação que faz parte da campanha Março Lilás e também em celebração ao mês da Mulher. Todas as Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família estarão funcionando das 08h às 13h, realizando exames preventivos e exames clínicos das mamas.
A secretária municipal de saúde de Niterói, Anamaria Schneider, alerta para a importância dos cuidados de prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama, e convida as mulheres a participarem das atividades do sábado.
“O ‘Dia Delas’, dia dedicado à saúde das mulheres, é um momento de incentivo para o cuidado de prevenção ao câncer. Convido a todas as mulheres a comparecerem, no sábado, em uma das unidades de saúde para realizar seu exame preventivo e exame clínico das mamas. Essa é mais uma oportunidade de cuidado, principalmente para quem tem dificuldades durante a semana”, destaca a secretária.
A campanha Março Lilás tem o objetivo de alertar todas as mulheres sobre a necessidade de cuidados preventivos, destacando a importância da prevenção do câncer do colo do útero. A detecção precoce através de exames preventivos aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e cura da doença. A imunização contra o HPV também é fundamental.
As unidades de saúde estão em funcionamento durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com a oferta de cuidados voltados à Saúde das Mulheres e vacinação. Procure a unidade mais próxima da sua residência.
Câncer de colo de útero
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre a população feminina e está relacionada à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papiloma vírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18. Por isso, é sempre necessário reforçar a importância da prevenção.
Para as mulheres, entre 25 e 64 anos, é necessário realizar o exame citopatológico (Papanicolau). Se a lesão precursora for identificada, a paciente deve ser encaminhada para colposcopia, exame ginecológico em que será analisado o colo do útero através de uma lente de aumento e em seguida, o médico aplicará substâncias que irão ressaltar as alterações de superfície do colo do útero.
Público alvo da vacinação contra o HPV
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias);
– Homens e mulheres transplantados;
– Pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia;
– Vítimas de violência sexual;
– Jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids.