WhatsApp Image 2025-05-07 at 14.40.14

Foto/Divulgação: Lucas Benevides

Cidade não teve homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, segundo dados parciais do Observatório de Segurança da Prefeitura

A cidade de Niterói alcançou, em abril de 2025, um marco histórico na segurança pública: pela primeira vez, desde o início da série histórica em janeiro de 2003, não foram registradas vítimas de letalidade violenta no município, como homicídios. Os números fazem parte de uma análise parcial do Observatório de Segurança da Prefeitura de Niterói (OSPNit).

“Esses dados refletem a integração das forças de segurança e o gradual e consistente resultado de Niterói na área da segurança. Estamos fazendo um investimento grande há 10 anos na segurança de Niterói com mais de R$ 1 bilhão de reais. Isso vai desde a implantação do Pacto Niterói Contra a Violência, que trabalha programas com o foco na prevenção da violência com prioridade para os jovens de áreas mais vulneráveis. Também focamos nas áreas de inteligência e de sistemas, como o Cerco Eletrônico, passando por investimentos nas instituições policiais, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a nossa Guarda Municipal”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Foto/Divulgação: Lucas Benevides

O indicador de letalidade violenta engloba homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, e apresentou uma queda significativa, reforçando a tendência de redução observada em março deste ano. Os dados do Observatório de Niterói indicam ainda uma diminuição de 22,22% nos roubos a estabelecimentos comerciais em abril de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior: foram registrados sete casos contra nove. Os dados do OSPNit são parciais pois aguardam a divulgação dos números consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que levam em conta registros posteriores em delegacias.

Os dados foram apresentados na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Segurança Presente, além de órgãos municipais como Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Defesa Civil, Nittrans, Procuradoria e secretarias executivas.

“Niterói tem atuado firmemente contra a criminalidade através dos maciços investimentos nas polícias e da integração das forças de segurança com o Gabinete de Gestão Integrada municipal”, afirmou o secretário Felipe Ordacgy.

Investimento – O município está investindo mais de R$ 1 milhão por mês para aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar na cidade. Com o aporte, o número de policiais militares patrulhando a cidade mais do que dobrou este ano: são 170 vagas pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Atualmente, o efetivo do 12º Batalhão é de 150 agentes por dia. Também estão abertas 300 vagas para policiais civis trabalharem em Niterói no período de folga, pelo Regime Adicional de Serviços (RAS), por mês.

Cisp – A cidade conta ainda com o Centro Integrado de Segurança Pública, com 522 dispositivos e 10 portais de segurança nas entradas e saídas que monitoram a cidade 24 horas por dia. As 120 câmeras de cercamento são capazes de reconhecer fragmentos de placas, letras e números e os robôs reconhecem cores. Graças ao sistema de Cercamento Eletrônico, mais de 600 veículos envolvidos em crimes ou clonados foram recuperados desde 2019 com a implantação das câmeras inteligentes.

Pacto Niterói Contra a Violência – O Plano Municipal de Segurança Pública de Niterói completa sete anos consolidando-se como uma política pública inovadora para a promoção da cultura de paz e da segurança cidadã. O programa possui 18 projetos distribuídos em quatro eixos estratégicos: prevenção; policiamento e justiça; convivência e engajamento dos cidadãos; e ação territorial integrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *