Idealizado pelo para-surfista, Taiu Bueno, o encontro leva equipamentos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida às praias
Niterói recebeu no último fim de semana, no 21º GAC, na Praia do Forte Imbuí, o evento Dream Challenger, que promove surfe para pessoas com deficiência.
Taiu Bueno, considerado um dos maiores surfistas de ondas grandes do mundo, sofreu um acidente que lesionou a medula espinhal e passou a se locomover com cadeira de rodas em 1991. Apesar das limitações, o surfista não abandonou as ondas e passou a surfar com uma prancha adaptada para PcD. Com a ajuda de parceiros, Taiu desenvolveu diversos equipamentos adaptados que permitem o acesso de paraplégicos, tetraplégicos e deficientes visuais ao mar.
Taiu Bueno, idealizador do projeto, o campeão paralímpico Clodoaldo, a palestrante Laila dos Santos e o fundador do Cuida Bem de Mim, Bernardo Medeiros. Foto/Divulgação
O evento na cidade de Niterói teve como anfitrião o surfista profissional Guilherme Herdy e contou com o apoio de dois projetos sociais da cidade, o Ao Mar e o Cuida Bem de Mim e da Secretaria de Acessibilidade do Município.
Fonte: Bárbara Chataignier