“Eu participei quando tinha 9 anos de idade, e até hoje não esqueci dos treinamentos e ensinamentos que aprendi na época. Hoje, estou com trinta anos, e recomendo que quem puder, inscrevam seus filhos”, contou Marcos Paulo, mais conhecido como MP do Cafubá. O Projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros do Rio, em Niterói tem aulas na Praia de Itaipu e Praia de Piratininga.
Reconhecido nacional e internacionalmente como referência na formação de jovens cidadãos conscientes, o Projeto Botinho oferece uma programação completa voltada à prevenção de afogamentos, interação social e preservação ambiental. As atividades serão realizadas em 29 praias fluminenses, sempre das 8h às 11h.
Segundo o coronel Walace, em Niterói, o Projeto Botinho é mais do que uma colônia de férias, é uma iniciativa que reúne crianças e jovens para somar conhecimentos e aprendizado.
Os participantes terão acesso a:
Exercícios físicos na areia;
Instruções sobre condições do mar;
Treinamentos de primeiros-socorros;
Aulas sobre conservação ambiental.
O projeto divide os alunos em três categorias:
Golfinho: 7 a 10 anos;
Moby Dick: 11 a 14 anos;
Tubarão: 15 a 17 anos.
Ao final do programa, todos os participantes recebem um certificado de conclusão.
As inscrições devem ser feitas pelo site botinho.cbmerj.rj.gov.br. Os responsáveis legais precisam preencher a ficha de inscrição com os dados do(s) menor(es) e escolher o polo (praia) de interesse. Após o envio, os inscritos receberão um e-mail de confirmação em até 24 horas, contendo as instruções para a entrega presencial de documentos, como atestado médico, entre os dias 02 e 09 de janeiro de 2025. A entrega é obrigatória para garantir a vaga.