
Foto/Divulgação
Estande da Prefeitura teve cerca de 500 visitantes por dia no maior evento de cidades inteligentes das Américas
A Prefeitura de Niterói foi destaque na Smart City Expo Curitiba 2025, maior evento de cidades inteligentes das Américas. A cidade teve um estande interativo no evento para apresentar soluções tecnológicas aplicadas na administração pública. Durante o evento, representantes da Prefeitura apresentaram várias iniciativas, como o Colab, plataforma de participação cidadã; as Plataformas Urbanas Digitais (PUD), que oferecem diversos cursos de qualificação; os aplicativos disponíveis à população para monitoramento de trânsito, aluguel de bicicletas, socorro a mulheres, entre outros.
Em três dias, a feira de inovação reuniu especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O evento foi uma oportunidade para trocar experiências e discutir os desafios das cidades nas próximas décadas. O estande da Prefeitura de Niterói recebeu cerca de 500 visitantes por dia.

“A inovação na mobilidade urbana é essencial para construirmos cidades mais sustentáveis e inclusivas. Mediar este painel no Smart City Expo Curitiba foi uma oportunidade de compartilhar experiências e discutir soluções que podem tornar o transporte público mais eficiente, acessível e ambientalmente responsável. Em Niterói, estamos comprometidos com essa transformação, investindo em ciclovias e ônibus elétricos. Precisamos de um sistema de transporte que atenda melhor à população e contribua para um futuro mais verde”, disse o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto.
O coordenador de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern, apresentou painéis sobre comunicação digital pública e transformação digital nos serviços públicos ao cidadão.
“Nossa participação no Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes da América Latina, foi muito importante. Niterói tem participado há alguns anos e já foi indicada à premiação nacional no ano passado. Este ano, a cidade ampliou a participação. Estivemos presentes em mesas sobre comunicação digital e transformação de serviços digitais. O estande da Prefeitura de Niterói recebeu cerca de 500 visitantes por dia. Eles conheceram na prática o que o cidadão de Niterói pode viver no dia a dia. Trabalhamos para garantir os direitos digitais dos cidadãos. Niterói foi referência neste evento e é uma referência no país”, explicou Fernando Stern.
A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e gerente do Comitê de Atendimento ao Cidadão, Mariah Araújo, participou de uma mesa sobre o uso de Inteligência Artificial na gestão de serviços digitais.