A Prefeitura de Niterói, representada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) participou da Semana de Inovação 2023, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília. Diferentes equipes da pasta foram selecionadas para ministrar oficinas e palestras, bem como participar de debates tanto de forma presencial quanto no formato digital.
O evento organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) tem como objetivo reunir gestores públicos e especialistas em debates e trocas de experiências visando aprimorar o serviço público no Brasil com a adoção de tecnologias, metodologias e processos inovadores. O tema deste ano foi “Reconectar para Reconstruir”. A secretária da SEPLAG, Ellen Benedetti, destacou que a presença de Niterói na Semana de Inovação comprova o bom desempenho da cidade em seus serviços e políticas públicas.
“É um orgulho ter nossos projetos selecionados dentre vários no país. Essa conquista destaca o bom trabalho de nossos servidores desenvolvendo ações de planejamento, inovação, governo digital e capacitação. Continuamos dedicados em desempenhar melhores práticas para aprimorar a vida dos cidadãos, a eficiência dos serviços e o ambiente de trabalho dos servidores”, afirmou.
A equipe da Subsecretaria de Planejamento apresentou a oficina “IMA – O Jogo do Monitoramento Ativo de Entregas Prioritárias da Prefeitura de Niterói”. A oficina apresentou a metodologia de monitoramento ativo de entregas prioritárias utilizada no Sistema de Planejamento de Niterói, com o propósito de garantir a realização do planejamento, antecipar e identificar possíveis obstáculos e acompanhar as entregas prioritárias do governo.
Já a equipe da Subsecretaria de Modernização da Gestão apresentou a oficina “Ver para Crer: Pesquisa com Usuários de Serviços Públicos para Não Designers”, em parceria com o Laboratório de Inovação (LabNit) de Niterói. O objetivo foi sensibilizar os servidores sobre a importância de conhecer o usuário dos serviços públicos para efetuar a transformação digital desses serviços. A equipe do LabNit e da Escola de Governo e Gestão (EGG) apresentaram a atividade “Primeiros Passos – Linguagem Simples na Prática” buscando divulgar e disseminar o conhecimento sobre o conceito e a importância do uso da linguagem simples.
A Campanha de Diversidade e Inclusão da Prefeitura também foi tema de uma palestra ministrada pela EGG, e de uma roda de conversa sobre “Gestão Inclusiva na Administração Pública” com o LA-BORA!gov (laboratório de gestão inovadora no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). O objetivo foi inspirar governos e debater os desafios de implementar espaços acolhedores na gestão pública, com novas culturas organizacionais baseadas no respeito à pluralidade.