Sede das administrações regionais do Barreto, Engenhoca, Centro, Santa Rosa e Região Oceânica contarão com o serviço a partir de maio
A Prefeitura de Niterói oficializou um acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) nesta quarta-feira (21) para ampliar os pontos de emissão e segunda via de identidade e Carteira Nacional de Habilitação (CHN) na cidade. Os novos locais de atendimento serão instalados nas sedes das administrações regionais do Barreto, Engenhoca, Centro, Santa Rosa e Região Oceânica. O serviço tem previsão de começar a funcionar a partir de maio.
A secretária municipal de Governo, Rubia Secundino, explica que os novos pontos vão funcionar no mesmo formato que o posto de Emissão de Identificação Civil do Detran que fica na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no Caminho Niemeyer.
“A princípio serão cinco novos pontos para facilitar o acesso da população, mas o nosso objetivo é expandir ainda mais com essa parceria. Esses cinco novos postos foram escolhidos considerando a infraestrutura das sedes das administrações regionais e também a demanda por documentos. Barreto e Engenho, por exemplo, estão próximos, mas são da região da cidade onde há maior demanda, de acordo com o que foi identificado através das pessoas que procuram o posto do Caminho Niemeyer. Após o início do funcionamento dos novos postos, vamos ampliar a parceria para outras regionais baseados nestes critérios”, ressalta Rúbia.
“Uma importante parceria que irá levar os serviços do Detran para mais próximo dos niteroienses. Para isso, as Administrações Regionais, que estão presentes no dia a dia da nossa população, vão servir como Posto Operacional do Detran-RJ, descentralizando e agilizando os serviços. Começaremos pelo Centro, Barreto, Engenhoca, Santa Rosa e Região Oceânica. Gradativamente a parceria se estenderá para outros bairros da nossa cidade. Vamos agilizar muito o atendimento a quem precisa”, destaca o vice-prefeito Paulo Bagueira
A Prefeitura de Niterói ainda disponibiliza, através da parceria com o Detran, a documentação básica de registro civil para crianças de 3 a 7 anos com o Programa Minha Primeira Identidade. A documentação é destinada a crianças das escolas municipais ou encaminhadas pelos serviços de saúde do município. A Primeira Identidade também pode ser requerida pela população em situação de vulnerabilidade, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.