Mais de 5 mil moradores estão aptos a receber o benefício
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e as prefeituras de Nova Iguaçu e Angra dos Reis estão intensificando a entrega dos cartões para os moradores beneficiados. No município da Baixada Fluminense, um mutirão para a entrega do cartão do SuperaRJ termina no sábado, dia 26 de novembro. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Já em Angra dos Reis, na região da Costa Verde do Estado, o trabalho é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção a Cidadania do município. Juntos os dois municípios possuem mais de 5 mil moradores aptos para receberem os cartões.
Para conferir se está entre os moradores aptos a receber o cartão é necessário acessar a lista que está sendo divulgada nos sites das prefeituras de Nova Iguaçu (http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/cartaosuperarj/) e de Angra dos Reis (http://www.angra.rj.gov.br)
O SuperaRJ é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio que oferece um valor mínimo de 280 reais por mês a pessoas cadastradas no CadÚnico, desempregadas e com renda per capita inferior a 200 reais. Esse valor pode ter acréscimo de 50 reais por filho com limite de duas crianças. Para verificar se possui os quesitos necessários para receber o benefício basta acessar o site: superarj.rj.gov.br
Muita gente ainda não sabe que tem direito ao benefício. Foi o caso de Karina Mendonça, de 25 anos, moradora de Nova Iguaçu: “Eu soube do programa por uma vizinha minha. Entrei no site do SuperaRJ, coloquei meus dados e na hora apareceu que eu tinha direito. Aí vim aqui e já peguei. Eu estou desempregada, então vai me ajudar muito” – conclui a jovem.
Para buscar o cartão é necessário levar documento com foto. Outros municípios do Estado também estão com cartões disponíveis para a retirada. Vale consultar a página da cidade na internet e verificar. O cidadão também pode consultar se o cartão está liberado no CRAS mais próximo de sua residência. Quem ainda não fez o cadastro para receber o benefício pode fazer pelo site www.superarj.rj.gov.br.”, como explica a assessora do SuperaRJ, Nathalia Araújo.
“São beneficiários aqueles que estão inscritos no Cadastro Único e tem renda per capita de até 210 reais, e não estejam recebendo nenhum outro benefício. A entrada dessas pessoas no programa SuperaRJ é automática. Quem trabalhava de carteira assinada, recebendo até 1500 reais e foi demitido na pandemia também tem direito.”
Na capital, o posto de atendimento fica na Rua Erasmo Braga, 118. Além dos moradores da cidade do Rio de Janeiro, o local recebe moradores de Niterói, São Gonçalo e Mesquita.
Serviço:
Nova Iguaçu – SEMAS, Rua Doutor Luiz Guimarães, n° 956, das 09h às 16h.
(http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/cartaosuperarj)
Angra dos Reis: Praça Guarda Marinha Greenhalg, n° 59, São Bento, Centro, ao lado do Teatro Municipal, das 09h às 17h. (http://www.angra.rj.gov.br)