O academico Alberto da Costa e Silva

O acadêmico Alberto da Costa e Silva. Foto/Divulgação: Facebook

O meio acadêmico brasileiro amanheceu mais triste, hoje domingo faleceu aos 92 anos, o diplomata, historiador e poeta Alberto Vasconcelos da Costa e Silva. Segundo nota da ABL – Academia Brasileira de Letras, da qual Alberto era membro, a morte decorreu de causas naturais.

O acadêmico Alberto Vasconcelos da Costa e Silva nasceu no estado de São Paulo, em seguida mudou para Fortaleza, depois mudou-se para o Rio de Janeiro onde se formou diplomata pelo Instituto Rio Branco. Ele se destacou por ser considerado o maior historiador especializado em cultura e história africanas. Também foi embaixador na Nigéria e no Benin entre 1970 e 1980. O eterno acadêmico Alberto Vasconcelos da Costa e Silva, que também era condecorado como doutor honoris causa em letras pela Universidade Obafemi Awolowo e em história pela UFF – Universidade Federal Fluminense e pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Alberto escreveu cerca de 40 livros e nos anos 2000 passou a integrar a ABL onde foi presidente de 2002 a 2003.

CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!!

Ele vai deixar saudades, grandes nomes da nossa literatura, além de centenas de professores e poetas brasileiros lamentaram a perda em sua redes sociais. “Perdemos um grande nome da literatura brasileira, tive o privilégio de trabalhar junto com outro imortal, o escritor Evaristo de Moraes Filho, que em sua biblioteca tinha vários livros do colega Alberto, onde pude conhecer melhor sua obra. Como professor lamento a perda do acadêmico, que vai deixar uma grande herança literária para os estudiosos de hoje e de amanhã”, disse o professor de História e Filosofia, doutor Marcos Santana. 

  • Com inormações da ABL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *