IMG-20210123-WA0043-1024x576

O cartunista Netto. Foto/Divulgação/Arquivo

Desenhar, um talento artístico natural, adquirido ainda na infância, que depois virou sua marca para o resto vida, fez com que Roberto José da Rocha  Neto, mais conhecido como Netto, torna-se uma dos mais importantes cartunistas da nossa geração. De personalidade forte, amável e bastante comunicativo, assim podemos definir o seu perfil. Através de seus traços produziu milhares de caricaturas de famosos a pessoas comuns. Netto que faleceu ontem deixa de herança um grande acervo, que podem ser acessados através de sua página no  Instagram: https://www.instagram.com › robertonettooficial – Cartuns vindos da cabeça de um cartunista inquieto, curioso e observador atento do comportamento humano em seus mais diversos matizes, sempre salpicados de um humor inteligente, perspicaz; às vezes leve, outras nem tanto – sua auto definição.

 

Ele nasceu no Maranhão e veio para o Rio de Janeiro, em Niterói com apenas 5 anos de idade. O tempo foi passando, e quando já estava no primeiro grau, já ensaiava traços com desenhos e paisagens, seu talento foi percebido e passou a ser sempre convidado para fazer painéis e ilustrações de livros. Mas foi com seus cartuns onde expressava seu veio critico e humorístico, que o credenciou como artista. Participou de um concurso no Jornal Pasquim e foi o vencedor, o que lhe rendeu várias exposições pelo Brasil, como a “Humorana”, no Paraná. Já foi premiado em Cuba, Noruega, Bélgica e Dinamarca. Realizou exposições em Portugal, Romênia, Equador, tornando-se um cartunista de renome internacional. “Não faço cartuns com intuito de denegrir e nem expor ninguém ao ridículo, e sim levar o personagem para o conceito do humor, não sou nem de esquerda nem de direita, mas sim realizo minhas obras de acordo com o momento que estamos vivendo no Brasil. Como por exemplo, se é carnaval, desenho meus cartuns explorando este tema, e se for Copa do Mundo, Olimpíadas e eleições ai vou mudando, buscando temas de acordo com os eventos e acontecimentos”, assim disse o artista em entrevista para o nosso jornal.

Netto trabalhou em grandes jornais do Estado do Rio de Janeiro. Através de suas caricaturas, ficou conhecido e tornou-se popular. O artista teve contato e se aproximou de milhares de pessoas, quando chegava num bar, sentava numa mesa e em cima colocava seu kit de lápis e papeis, visualizava as pessoas em sua volta, e de repente surpreendia a todos com uma caricatura, que ele oferecia de uma forma bem carinhosa para as pessoas ali presentes. Com isso, ele chamava a atenção e conquistava a todos em sua volta.

O talentoso Netto vai deixar saudades.

Roberto Netto:  #humor #humorgráfico #humorbrasil #humordodia #Cartum #chargedodia #charge #ilustração #desenho #humorinteligente #pararir #parasorrir …

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *