È com grande pesar que damos a notícia do falecimento, na madrugada de hoje sexta-feira (17), do jornalista e apresentador J. Sobrinho. Ele vinha enfrentava problemas de saúde e não resistiu. Grande nome da comunicação gonçalense, J. Sobrinho nos deixa uma importante herança de um trabalho feito com ética, amor, dedicação e profissionalismo.
QUEM ERA J. SOBRINHO
José Jeronimo Sobrinho é Jornalista Profissional; nasceu na cidade de Palmares, Pernambuco, no dia 22 de fevereiro de 1939. Filho de Manoel Jeronimo Sobrinho e de Ester Maria da Conceição. Estudou em Escola Paroquial, em Recife, nos anos 50. Aos 18 anos de idade, mês de fevereiro de 1958, chegou ao município de São Gonçalo (RJ) – ano em que o Brasil ganhou a sua primeira Copa do Mundo. Estudou admissão, se preparando para o Ginasial na época (anos 60); já que o primário, na sua opinião, era bem fraco.
Concluído o ginasial, formou- -se em Técnico de Contabilidade no antigo Colégio Santa Catarina. Concluiu o Curso Técnico de administração de Empresas (Colégio Henrique Lage); Bacharel em Direito Faculdade de Valença; iniciou no Jornalismo, em 1975, escrevendo sobre esportes no antigo semanário Panorama Gonçalense incentivado pelo saudoso jornalista Luiz Vivas. Trabalhou nos jornais Panorama Gonçalense, O São Gonçalo. O Fluminense, Luta Democrática; rádios Fluminense, Capital, América, Bandeirantes, Mauá, Carioca AM; O Dia e Rádio Relógio Federal. Atuou na Revista Única; foi diretor presidente da Revista Evidência. Atuou como Juiz do Tribunal de Justiça Desportiva antiga Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro – antes da fusão. Lecionou no Colégio Ernani Farias (anos 80), Cejop e em vários outros da rede particular de ensino. Possuía diplomas, medalhas e troféus por serviços prestados.
Foi um dos incentivadores da implantação de rádios comunitárias no município de São Gonçalo, tendo sido eleito primeiro presidente da ARCOM Associação de Rádios Comunitárias. Atuou nas rádios comunitárias. Nativa, Evidência, Por Amor e Aliança. Apresentava o programa Sala de Bate Papo na tvpontodevista.com.br (online). Possui vários trabalhos (pintura a óleo em tela) como artista plástico. Acadêmico da AGLAC e membro da UBT sessão São Gonçalo. Radialista na rádio Aliança.
Fonte: Biografia do livro do J. Sobrinho – Minha Vida em Prosa, Versos & Amizades
COMUNICADO AGLAC
É com imenso pesar que comunico a partida do querido amigo e confrade, J. SOBRINHO. Membro efetivo da ACADEMIA GONÇALENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS (AGLAC).
Hoje o Firmamento ganha uma estrela em sua constelação, e a cultura torna-se órfã de um homem amado por todos.
J. SOBRINHO deixa em seu legado a construção fidedigna de admiradores por seu imenso trabalho em prol da Cultura, onde exerceu com maestria o seu papel de jornalista, radialista, escritor, poeta, travador, e principalmente irradiador de conhecimentos para a humanidade.
Gratidão amigo, que a luz do Criador te envolva por toda a eternidade.
Décio Machado
Presidente AGLAC
O enterro será no Cemitério Parque da Paz em Pacheco, dia 18/05, sábado, às 11h30min.