Hoje, segunda-feira (19), pela manhã, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinaram, no Palácio da Guanabara, termos de cooperação para fortalecimento da segurança pública. Segundo Dino, o governador definiu o roubo de cargas como tema prioritário da união de esforços entre as esferas estadual e federal. No mesmo encontro, foi assinado um termo de colaboração para a implantação da Casa da Mulher Brasileira, de combate ao feminicídio no Rio, e disponibilizadas 31 vagas em penitenciárias federais para transferências de presos do Rio de Janeiro. Segundo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os presos que serão transferidos ainda estão sendo definidos junto ao Ministério Público e à Vara de Execuções Penais.
ROUBO DE CARGAS NO RIO DE JANEIRO
O Ministério da Justiça também assinou acordo de parceria para uma operação conjunta contra o roubo de cargas no estado.
“O roubo de cargas foi uma prioridade definida pela governador do Rio de Janeiro. Ele definiu esse como o primeiro tema das operações integradas. Haverá outras”, disse Dino. “Nenhuma atividade criminosa hoje é isolada de outras que compõem uma espécie de ecossistema criminoso”, acrescentou. O encontro contom com a participação de vários políticos do Estado do Rio de Janeiro.