LACC2428

Foto/Divulgação: Luciana Carneiro

A iniciativa, que funciona de maneira itinerante pelos bairros de Niterói, já registrou mais de 5.000 cães e gatos 

Com serviços para a saúde e segurança dos animais, a Prefeitura de Niterói realiza mais uma edição Ação Animal pelos bairros da cidade. Neste sábado (04), das 9h às 13h, a Praça Vital Brazil, em Icaraí, vai ser ponto de aplicação de 100 microchips em cães e gatos, vacinação antirrábica e orientações veterinárias. A iniciativa, que acontece através da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, já cadastrou mais de cinco mil animaizinhos no serviço. 

Desde 2022, a Ação Animal percorre todas as regiões de Niterói em busca de informações sobre tutores e pets da cidade. Além de oferecer os serviços da microchipagem, vacina e orientações, a iniciativa armazena informações do responsável, como referência e endereço, o histórico de vacinação do animal, dados sobre nascimento e eventual castração. É por meio dessas atuações complementares que a CEDA, o Centro de Castração de Animais Domésticos (CCPAD) e o Castramóvel usam a tecnologia para promover segurança e combater o abandono de bichinhos.

O coordenador da CEDA, Marcelo Pereira, explica como a ação ajuda em casos de animais perdidos ou deixados nas ruas.

 

“O chip que oferecemos funciona por toda a vida do animal e cada um gera registro único num cadastro internacional que veterinários têm acesso. Com o leitor de microchip, que a população encontra aqui no CCPAD e em boa parte das clínicas veterinárias, é fácil achar o tutor caso algum animal seja encontrado desacompanhado. Em complemento, a nossa Coordenadoria ainda disponibiliza uma medalhinha com QR code que, quando ativado, envia um aviso para o celular do tutor cadastrado no sistema. Assim, com a medalha na coleira e o registro do chip, os moradores de Niterói podem ficar tranquilos com a segurança de seus bichinhos”, explica o coordenador. 

 

A aplicação do chip não tem nenhuma contraindicação. O animal não precisa estar anestesiado ou com um bloqueio local e o procedimento acontece com uma seringa específica. O processo é indolor para os pets e a sensação equivale a de uma vacina. 

 

Para participar da iniciativa, que é voltada para moradores de Niterói, é só apresentar os documentos do tutor do animal e comprovante de residência e estar com o pet no local. O cadastro é feito na hora e são distribuídas 100 vagas para microchipagem, uma vaga por CPF.

 

SERVIÇO:

Data: Sábado, dia 04 de maio de 2024

Horário: 9h às 13h

Evento gratuito

Local: Praça Vital Brazil

Endereço: Rua Maestro José Botelho – Vital Brazil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *