Michele Rocha com aluna na exposição nos Correios. Foto Divulgação

Michele Rocha com aluna na exposição nos Correios. Foto/Divulgação

A escultora e ceramista Michele Rocha tem atraído um público participativo para a exposição “Deusas da Terra – Transmutando o Cotidiano”. Destaque no segundo piso do Espaço Cultural Correios Niterói, no Centro, a atração recebe eventos inspirados nas seis esculturas em cerâmica e três em bronze que simbolizam as deusas. Nesta sexta-feira (10), a roda de conversa “Quando a vida nos molda de novo” é sobre saúde mental, com a psicóloga Rachel Freitas. No sábado (11), a artista visual Leila B. fala sobre tecidos, com o tema “A segunda pele que habito”. Os encontros começam às 16h, e meia hora antes tem visita guiada. A entrada é grátis.

Michele Rocha diz que a exposição foi inspirada no livro “Os nove arquétipos da alma feminina”, de Cherry Gilchrist, que propõe uma reconexão interior.  Os arquétipos dão nomes às esculturas criadas por Michele: Rainha da Beleza, Senhora da Luz, Mãe Justa, Rainha da Noite, Senhora do Lar, Mãe Tecelã, Rainha da Terra, Grande Mãe e Senhora da Dança.  

A escultura Mãe Justa foi o mote da oficina “É justo a artista ensinar”, no sábado passado, e a Senhora da Dança inspirou as atividades da última sexta-feira: 

“Foi um momento de criação coletiva, onde ensinei mulheres a modelar o feminino em argila, com muitas delas tocando no material pela primeira vez. Esses eventos abrem um diálogo entre corpo, arte e vida. Já a relação entre a dança e minhas esculturas está profundamente conectada ao feminino que exploro nas minhas obras. Com a ajuda da professora Tahira Said, o espaço da exposição foi transformado por uma vivência de dança árabe, que eu mesma faço e que me inspira pela leveza dos movimentos, tão presentes na fluidez das minhas peças.”

A curadoria da exposição é do fotógrafo Renato Moreth. A organização é da própria Michele em parceria com Neide Lúcia. “Deusas da Terra – Transmutando o Cotidiano” pode ser visitada até o próximo dia 18, de segunda a sexta, das 11h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h. O Espaço Cultural Correios fica na Av. Visconde do Rio Branco 481.

Por: Renato Guima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *